Cadastro

Exemplo: Cadastro de manômetro/pressostato

Os manômetros de pressão são equipamentos responsáveis por medir a pressão em um recipiente ou sistemas fechados, como o sistema hidráulico de incêndio. Além disso, nos projetos de hidrantes e mangotinhos, o uso deste equipamento se torna obrigatório no trecho de recalque das bombas conforme a NBR 13714/2000.

Para fazer o lançamento de um manômetro, é necessário que esta peça seja inserida no cadastro da plataforma AltoQi Builder. Após realizar o cadastro, tal peça poderá ser lançada, sendo ainda contabilizada na lista de materiais.

Observação: A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?.

Neste artigo será apresentado o procedimento para cadastro de um manômetro. A filosofia de cadastro se aplica da mesma maneira a outros equipamentos auxiliares, como o pressostato.


Cadastro do item

Primeiramente, para que seja possível contabilizar o manômetro na lista de materiais do projeto, é essencial adicioná-lo à lista de itens, conforme detalhado no artigo Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder.

  • Acesse o menu Arquivo, e selecione a opção Cadastro;

  • Na janela Cadastro, acesse a aba Itens e abra a classe de itens Incêndio, como mostra a imagem abaixo;

  • Mantenha selecionada a classe de itens Incêndio e, em seguida, clique sobre a seta à direita do comando Adicionar (++) e selecione a opção Novo grupo, como ilustra a imagem abaixo;

  • Perceba que será criado um novo grupo de itens. Selecione o grupo recém criado e altere seu nome para "Manômetro", como mostra a imagem abaixo;

  • Ainda com o grupo selecionado, clique novamente sobre o comando Adicionar (++) e selecione a opção Novo item, como ilustra a imagem abaixo;

  • Selecione o novo item que será criado dentro do grupo de itens Manômetro, e altere o nome de acordo com o diâmetro do equipamento.
Observação: Neste exemplo, adotamos o diâmetro de 1/2". As informações preenchidas junto ao nome do Grupo e do Item serão apresentados posteriormente na lista de materiais.



Cadastro da peça

Com o item já criado, mantenha a janela Cadastro ainda aberta pois é preciso cadastrar a peça para o manômetro. Para cadastrar a peça, siga os procedimentos indicados na sequência.

  • Na janela Cadastro, selecione a aba Peças e procure pela classe de peças Incêndio, como mostra a imagem abaixo;

  • Com a classe de peças Incêndio selecionada, clique sobre a seta à direita do comando Adicionar (++) e, em seguida, na opção Novo grupo de peças para conexão;

  • Perceba que, dentro da classe de peças Incêndio será criado um novo Grupo de peças. Selecione o grupo recém criado e preencha as seções Grupo de peças e Projeto de aplicação à direita da janela, conforme mostra a imagem abaixo. Para este exemplo, o grupo de peças foi nomeado como "Manômetro com tê";

  • Ainda com o grupo Manômetro com tê selecionado, clique no comando Adicionar (++) para criar uma nova peça, como ilustra a figura abaixo;

  • Selecione a peça recém criada e preencha as informações de cadastro à direita da janela, como exemplificado na figura abaixo;


Observação: Neste exemplo, a peça " Manômetro com tê" foi nomeada como 3/4" pois este será o diâmetro da tubulação em que tal peça estará definida. Isto significa que haverá um tê de 3/4" com redução central de 1/2" para possibilitar o encaixe do manômetro, que será de 1/2". O tê será adicionado no campo Itens associados, para que seja contabilizado na lista de materiais. Também é possível cadastrar mais peças com diferentes diâmetros, visto que o tê a ser usado dependerá da seção dos condutos utilizados no projeto.

  • Nos três campos referentes ao Comprimento equivalente, deverão ser preenchidos os valores de acordo com o tê que fará a ramificação do ramal para o manômetro/pressostato.
  • O campo Entradas pode ser preenchido conforme exemplifica a imagem abaixo:
Observação: Para mais detalhes sobre o preenchimento do campo Entradas, recomendo a leitura do artigo Como preencher o campo Entradas no cadastro de peças?.
 

  • Por fim, o campo Itens associados poderá ser preenchido como ilustra a imagem abaixo:
Observação: Para compreender o preenchimento da janela Itens associados, recomendo a leitura do artigo Como preencher o campo Itens Associados no cadastro de peças?.

  • Clique em OK para fechar a janela Cadastro para finalizar o procedimento.
Observação: Se desejar, é possível adicionar simbologias 2D e 3D para melhor representar o manômetro no desenho, conforme já ensinado no artigo Como adicionar uma simbologia na peça cadastrada.

A partir dos passos acima exemplificados, será possível cadastrar os manômetros desejados ao seu projeto. O mesmo processo pode ser realizado para o cadastro de pressostatos.