Bomba hidráulica de incêndio

Como inserir reduções na ligação com a bomba hidráulica?

Nos projetos que fazem uso de bombas hidráulicas, é comum que o diâmetro das tubulações associadas ao sistema de bombeamento (sucção e recalque) não seja o mesmo que os diâmetros de entrada e saída cadastrados na bomba, sendo necessário o uso de reduções. Neste artigo será apresentado como fazer o lançamento destas reduções nas tubulações interligadas à bomba hidráulica.

Observação: O procedimento apresentado neste artigo aplica-se aos projetos dos módulos Hidrossanitário e Incêndio.

Na plataforma AltoQi Builder, o nome do grupo de bombas sempre segue a ordem Diâmetro de Entrada x Diâmetro de Saída. Na imagem abaixo são apresentados alguns grupos disponíveis no cadastro de peças padrão do programa.




Para ilustrar os procedimentos deste artigo, vamos usar a situação mostrada na imagem abaixo, na qual a tubulação de sucção é de  1.1/4"  (40 mm) e a de recalque é de 1 " (32 mm) , enquanto que a bomba é de  1.1/4" x  1" .


Observação: O lançamento de uma bomba hidráulica no AltoQi Builder é abordado no artigo Como lançar uma bomba hidráulica?.
  1. Acesse a guia Lançamento, grupo Conexão e clique no comando Conexão ;
  2. Ative a opção de captura personalizada Ponto próximo para facilitar na inserção da conexão;

  1. No desenho, defina a posição da conexão na tubulação, o mais próximo possível da bomba;
Observação: Como não é possível ligar diretamente duas conexões, será necessário deixar um trecho de tubo entre a redução e a bomba, mesmo que seu comprimento seja bem curto.

Com isso, o programa irá criar uma conexão, dividindo a tubulação em duas partes.
  • Agora dê um duplo clique sobre a indicação do diâmetro da tubulação que está ligada à bomba e altere para 32 mm;
  • Selecione novamente a conexão inserida;
  • Na janela de Peças à direita do desenho, escolha entre uma das opções de reduções disponíveis:


Observação: Em caso de dúvidas para definir uma peça, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Conexão sem peça associada.

Após a definição da peça, o procedimento estará finalizado.


Caso seja necessário, é possível ajustar aposição das conexões a partir da visão 3D, conforme indicado no artigo  Como editar os lançamentos através da visão 3D nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio. O resultado pode ser semelhante a imagem abaixo: