Fiação

Status - Número de pares adotado é inferior ao número de pares previstos para o quadro

Um dos recursos disponibilizados no módulo Cabeamento para o projeto telefônico é o dimensionamento automático da fiação dos circuitos, onde o programa verifica qual o número de pares adequado.

Ao realizar o processamento do projeto, com a opção Dimensionar circuitos habilitada, o programa verifica os seus critérios e retorna um status: OK ou ERRO.

Observação: Se o status for ERRO, no gerenciador existirá um ponto de exclamação vermelho no circuito ou quadro com erro.

Quando o erro for – Número de pares adotado é inferior ao número de pares previstos para o quadro – significa que na Família de condutores selecionada não existe uma fiação com o número de pares que atenda o número de pares necessários.

Para exemplificar essa situação, tomemos como exemplo o relatório do dimensionamento do quadro telefônico geral, mostrado abaixo.



Neste caso temos que o número de pares previsto no quadro é 22, porém na família CCI - 50 o maior número de pares disponível é 6.  Com isso o programa não consegue selecionar a fiação com o número de pares adequados e nos retorna no status o erro Número de pares adotado é inferior ao número de pares previstos para o quadro.

Observação: O dimensionamento automático do programa altera apenas a Nº de Pares e não o Grupo ou a Família da fiação.

Para corrigir esta situação será necessário alterar a Família da fiação utilizada no circuito para outra que possua mais número de pares. No exemplo acima, é necessário um cabo que possua mais de 22 pares.

Para realizar essa alteração, deve-se proceder da seguinte forma:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse no quadro ou circuito em questão e selecione Propriedades;

  • No diálogo Propriedades, em Fiação, altere a Família utilizada para uma que possua o número de pares igual ou maior que o necessário, como por exemplo, CI - 50;

  • Clique em OK.

Observação: Após realizar esta modificação dimensione novamente o seu projeto. Para isso recomendamos a leitura do artigo Como processar o dimensionamento no módulo Elétrico do AltoQi Builder.


Após essa alteração a fiação é dimensionada corretamente.



Neste artigo, apresentamos um dos possíveis erros que podem ocorrer no dimensionamento do projeto e também como solucioná-lo.