Fundações

Erro L80 - Bloco sem pilar de arranque em situação sem travamento

Para lançar blocos excêntricos no programa, é necessária uma viga para realizar o travamento da fundação na direção de sua excentricidade. Isso é importante para garantir que o pilar que nasce excêntrico à fundação possua um ponto de apoio bem definido, além de limitar a rotação do bloco em torno da excentricidade. De modo contrário, o programa exibirá o Erro L80 - bloco sem pilar de arranque em situação sem travamento.

Como é possível verificar na imagem acima, a viga V1 está alinhada à direção da excentricidade. Em linhas gerais, é necessário que haja ao menos uma viga que se conecte ao bloco de modo que sua projeção passe pelo centro de gravidade do bloco e do pilar que nasce ao mesmo tempo. Isso pode ser visto com maior clareza na imagem abaixo:

Perceba que o eixo projetado da viga passa exatamente pelo centro de gravidade do pilar e do bloco, neste exemplo representados pelo círculo laranjado. O mesmo vale para pilares com excentricidade em duas direções:

 

Ainda é importante atentar que a viga deve estar alinhada com o centro de gravidade do pilar, não com sua marcação. No caso de pilares compostos, por exemplo, esses dois pontos são distintos e o projetista precisará definir o centro de gravidade do pilar, de modo a garantir que a viga de travamento se conecte a ele:

Por fim, a viga de travamento deve estar bem apoiada para garantir o seu travamento. Para isso, o programa exige que a viga esteja apoiada, em sua extremidade oposta, em outra fundação, ou em uma segunda viga que se apoie sobre duas fundações, como mostrado abaixo: