Cadastro

Como cadastrar uma nova peça de utilização no projeto Hidráulico?

No projeto Hidráulico da plataforma AltoQi Builder, os pontos de utilização da água são lançados usando o comando Peça de utilização. Este tipo de peça têm como função principal a definição da vazão de dimensionamento dos trechos de condutos. Neste artigo ensinaremos como cadastrar uma nova peça de utilização.

Observação: São exemplos de peças de utilização: Lavatórios, Chuveiros, Vasos sanitários, Mictórios, Máquina de lavar roupas, Tanque de lava roupas e etc.

Cadastrando uma nova peça de utilização:

  • Acesse o menu Arquivo - Cadastro;

  • Na aba Peças, localize a classe de material na qual será criada a nova peça de utilização. Neste exemplo usamos o material PVC Rígido Soldável;

  • Dentro de PVC Rígido Soldável, procure por um grupo que possua peças de utilização. Neste exemplo escolhemos o grupo de peças "Vaso sanitário com válvula de descarga";

  • Faça uma cópia deste grupo usando os comandos "Copiar" e "Colar", como demonstra o artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro;


Observação:  Também é possível criar uma peça de utilização desde o início, seguindo os passos do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder. O cadastro de uma peça de utilização é muito parecido com o de uma peça comum, a diferença está nos dados de cálculo solicitados.

  • Selecione o grupo de peças recém copiado e altere o campo nome que aparecerá no quadro à direita. Neste exemplo mudamos para "Novas torneiras";


Observação: Assim que o nome do grupo for alterado, ele pode desaparecer da lista. Isso acontece pois o cadastro ordena os grupos em ordem alfabética. Portanto, com a mudança do nome, o grupo pode ter sido movido para cima ou para baixo, basta procurá-lo pelo novo nome.

  • Selecione uma peça e modifique, como desejar, os campos destacados na imagem abaixo;

  • Para preencher o campo Itens Associados, recomendamos a leitura do artigo Como preencher o campo Itens Associados no cadastro de peças?.

Nas peças de utilização, os dados de cálculo são os campos mais importantes a serem preenchidos. Abaixo estão apresentadas as definições de cada um deles:

  • Vazão de projeto (l/s): Vazão associada a esta peça utilizada para fins de dimensionamento da tubulação.
  • Peso relativo: Peso relativo desta peça, para fins de dimensionamento da tubulação pelo método dos pesos.

  • Diâmetro mínimo do ramal: Diâmetro mínimo da tubulação que abastecerá esta peça.

  • Pressão dinâmica mínima (mca): Pressão dinâmica mínima necessária no ponto de utilização.

Neste artigo, abordamos como criar uma nova peça de utilização e como preencher os campos mais importantes para que o cadastro fique correto.

Sugerimos o artigo que exemplifica o cadastro de peças de utilização, Exemplo: Cadastro de purificador de água.

Observação: A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?.