Cadastro

Como preencher o campo Aplicação no cadastro de peças?

No cadastro de peças do AltoQi Builder, o campo  Aplicação  define o tipo de informações a serem preenchidas para a peça e qual comando será utilizado para inserir a peça no projeto posteriormente. Neste artigo falaremos sobre as opções disponíveis para preencher o campo Aplicação.

Cada projeto possui um grupo de aplicações distintas, sendo que cada aplicação possui informações específicas que serão consideradas no dimensionamento e na seleção da peça. De acordo com o comando acionado, serão apresentadas as peças respectivas a aplicação. 

Para exemplificar a importância da "Aplicação", podemos observar a figura abaixo, que mostra o cadastro da peça "Tanque de lavar roupa" no lado esquerdo e "Tê 90 soldável" no lado direito.



O que muda entre elas são os campos à serem preenchidos. No " Tanque de Lavar Roupas " são solicitados vários dados de cálculo, inclusive a vazão de projeto, enquanto que no cadastro do " Tê 90 soldável " são necessárias apenas 3 dados de cálculo. Essa diferença existe justamente devido ao campo Aplicação.

Observação: No projeto sanitário as aplicações "Caixa de gordura", "Caixa de passagem", Filtro anaeróbio", "Tanque séptico", "Sumidouro", "Vala de filtração" e "Vala de infiltração" não apresentam o campo Entradas.

Usando o mesmo exemplo, o " Tanque de lavar roupas " será lançado usando o comando " Peça de utilização ", localizado na aba Lançamento. Já o " Tê 90 soldável " será lançado no projeto pelo comando " Conexão " e depois pelo comando " Definir peças ", como ensina o artigo  Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder .