Tubos

Como configurar os tubos da rede de Sprinklers em malha?

Uma das novas funcionalidades da plataforma AltoQi Builder é o dimensionamento de redes de Sprinklers em malha. Porém, os cálculos continuam sendo os mesmos que eram utilizados para as redes de Sprinklers ramificadas, como abordado no artigo Dimensionamento dos tubos da rede de sprinklers.



Observação: O lançamento da rede de Sprinklers em "grelha" está sendo exemplificado no artigo Lançamento da rede de Sprinklers em grelha

Para que os cálculos das redes em malhas fiquem corretos, os condutos da rede incêndio devem receber novas informações que serão aplicadas no dimensionamento e representação do desenho, sendo respectivamente:



Alimentadores e sub-ramais

Condutos com vazões variáveis, sendo os alimentadores os condutos que alimentam a rede e os sub-ramais aqueles que alimentam diretamente os pontos de vazão, ou seja os sprinklers. Estes condutos serão representados no desenho por uma linha contínua, como destacado na imagem abaixo:

vazão variável significa que, de um trecho alimentador para outro, a vazão pode mudar. Já para os sub-ramais a vazão também podem mudar, mas, como estes trechos sempre terminam em um único bico de Sprinkler, elas não mudam, como mostra o exemplo abaixo:



Ramais

O programa dimensiona os ramais para vazões constantes quando os mesmos encontram-se em rede de Sprinklres em anel fechado (malha).

O programa dimensiona os ramais para vazões variáveis quando os mesmos encontram-se em rede de Sprinklres aberta (ramificada).

Os condutos do tipo Ramal serão representados no desenho por uma linha tracejada, como destacado na imagem abaixo:

Neste artigo mostramos como cada conduto deve ser classificado para que o dimensionamento de redes de Sprinklers em malha fique adequado.