Sprinklers

Como preencher o número de Sprinklers por ramal?

Na plataforma AltoQi Builder é possível definir um número máximo de chuveiros por ramal. Este valor pode ser calculado de forma automática ou preenchido manualmente pelo usuário.

O número máximo de Sprinklers por ramal pode ser definido no momento da criação de uma nova Edificação. Se o projeto já estiver em andamento, pode-se realizar alterações acessando as Propriedades da Edificação, como demonstra o artigo Como acessar as propriedades da edificação?.



Critério Automático

Se o campo "Critério por ramal" for definido como "Automático", o programa irá calcular o "Número de Sprinkler por ramal" pela seguinte equação:

Onde:

Nsp = Número de Sprinklers por ramal;

Aop = Área de operação / Área de aplicação (m²);

Acob = Área de cobertura (m²);

Observação:  Esta fórmula parte da afirmação da NBR 10897/2014, que diz que a dimensão de um lado do retângulo paralelo aos ramais, que delimita a área de operação, deve ser igual a 1,2 vezes a raiz quadrada da área de operação. Enquanto que os retângulos que formam a área de cobertura de cada chuveiro possuem o lado paralelo aos ramais 0,9 vezes menor que o lado perpendicular aos ramais.

Critério Manual

Permite que o usuário preencha manualmente o valor.

Quando o "número máximo de Sprinkler por ramal" é menor que o número de chuveiros dimensionado, a rede é separada, lançando os alimentadores no meio dos ramais, como mostra a imagem abaixo:

O número de chuveiros por ramal calculado pelo programa e o número máximo de chuveiro em um ramal, são mostrados/definidos no momento do lançamento da Área de operação como aborda o artigo Como lançar a área de operação para a rede de sprinklers?.

Neste artigo foi explicado como são definidos os números máximos de chuveiros por ramal e mostrado como esta configuração impacta no posicionamento dos alimentadores da rede de Sprinklers.