Vigas

Aviso 02 - Viga parede

A NBR 6118:2014 define em seu item 18.3.1 que as vigas biapoiadas com altura inferior a metade do vão teórico e vigas contínuas com altura menor que um terço do vão teórico devem ser tratadas como vigas para os detalhamentos conforme item 18.3. Vigas com relações menores de l/h deverão ser tratadas como vigas parede e seguir as prescrições da seção 22, cujas hipóteses de dimensionamento e comportamento estrutural diferem de vigas usuais.

Em linhas gerais, o comportamento estrutural deste tipo de elemento difere de vigas usuais em relação à flexão e cisalhamento. Isto acontece pois, uma vez que a viga possui um vão reduzido em relação as suas demais dimensões, não pode se deslocar o suficiente para deformar como um  arco, de modo que a absorção dos esforços se dá de maneira distinta. Do mesmo modo, devido a sua altura, também podem apresentar problemas de instabilidade, sobretudo se perturbadas por cargas concentradas em seu vão.

Como o AltoQi Eberick não realiza estas verificações, é emitido o Aviso 02 - Viga parede, de modo que o usuário possa verificar a aplicabilidade dos dimensionamentos e detalhamentos realizados pelo programa. Neste caso, o usuário pode optar por realizar estas verificações, ou então rearranjar a sua concepção para evitar a utilização de vigas parede.