Recursos de CAD

Comando Arredondar

Com o intuito de permitir que o usuário utilize o AltoQi Builder como uma ferramenta genérica de CAD 2D, para elaboração de qualquer tipo de desenho técnico, existem diversos recursos desta natureza disponíveis no programa.

Alguns deles tem como função auxiliar na manipulação de linhas, poligonais e arcos e estão disponíveis na guia Desenhos - grupo Ferramentas.

Neste artigo veremos como utilizar o comando Arredondar.

Comando Arredondar 

O comando Arredondar pode ser utilizado para desfazer arestas ou quinas, ou ainda, o ajuste de duas linhas através da criação de um arco.

Observação: Somente é possível usar este comando em linhas.

Para utilizar este comando:

  • Acesse a guia Desenhos, grupo Ferramentas, comando Arredondar;
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Arredondar – Primeira linha, clique sobre a primeira linha;
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Arredondar – Segunda linha, clique sobre a segunda linha;
Observação:  Caso a segunda linha seja paralela à primeira, o comando será interrompido e a mensagem "Não é possível arredondar linhas paralelas" será emitida.
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Arredondar – Raio, digite o valor do raio do arco que será criado para ajustar as linhas;

Para que seja possível desenhar o arco, os pontos de ajuste devem estar posicionados sobre as linhas desenhadas. Estes pontos de ajuste indicam o local de início e fim do arco e são criados pelo programa pela seguinte sequência:

  • é localizado o ponto de encontro das linhas, que pode ser o cruzamento dos prolongamentos dos elementos ou a própria intersecção.
  • sobre a reta base imaginária que divide o ângulo interno ao meio (reta bissetriz) são dispostos os raios;
  • no encontro dos raios com as linhas desenhadas são localizados os pontos de ajuste;

Observação: Se o raio digitado for muito grande, de tal forma que o ponto de ajuste não se situe sobre uma das linhas, o comando é interrompido com a mensagem " Raio muito grande"

  • É criado um arco ajustando as duas linhas selecionadas.
Observação: É importante salientar que as linhas não serão unidas, ou seja, existirão as duas linhas base e será criada um arco ligando-as.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível arredondar duas linhas mediante a criação de um arco unindo-as.