Tubos

Como indicar a ligação com a rede pública no projeto sanitário?

Em algumas cidades o órgão público oferece rede coletora de esgoto e rede de drenagem de águas pluviais que passam pela rua onde estará localizada a edificação. Nestes casos, torna-se obrigatório a ligação da saída de esgoto e das águas das chuvas na rede pública.

Para indicar estas ligações no AltoQi Builder, primeiro deve-se lançar todo o projeto sanitário levando a tubulação até o local onde será feita a ligação com a rede pública. Depois, pode-se fazer o uso de textos e setas como exemplifica a figura abaixo.
 
  1. O comando Texto pode ser encontrado na aba Elementos, grupo Textos.
  1. Para desenhar as setas, pode ser usado o comando Linha, localizado na guia Desenhos, grupo Construir.
  1. Uma segunda opção, menos trabalhosa, seria usar o comando Indicador, localizado na aba Elementos, grupo Cotas.
 
O resultado usando o comando Indicador é mostrado na figura abaixo. Usamos dois tipos de indicação, uma apontando para a saída da tubulação e outra direcionada para a rede pública, para demonstrar as diversas possibilidades que este comando permite.
 

 
Os triângulos vermelhos, indicando " Não existe fluxo de saída nesta conexão (possível final de rede)" no final dos condutos, continuarão sendo apresentados. Eles são apenas avisos internos do programa e não serão mostrados nas pranchas de impressão do projeto.
Além disso, o dimensionamento não será afetado, visto que no projeto sanitário os cálculos dependem apenas dos trechos antecedentes.
 
Com o procedimento deste artigo, a ligação com a rede pública estará indicada e seu lançamento estará finalizado.