Reservatórios

Aviso 31 - Parede sujeita a carregamentos de água em sentidos opostos

O Eberick considera todos os carregamentos de água na mesma ação. Em linhas gerais, isso significa que o programa irá considerar combinações com o carregamento de água e sem o carregamento de água. De modo geral, essa combinação é válida, mas devem ser feitas ressalvas para casos específicos. 


É importante notar que nem sempre a situação mais crítica de cálculo será aquela onde agem todos os carregamentos de água. Isso ocorre em paredes internas de reservatórios com várias câmaras, por exemplo. Como a parede possui carregamento de água de ambos os lados, ao considerar sua ação simultânea, há um efeito favorável dos carregamentos, uma vez que cada um age em uma direção diferente. Para deixar o projetista ciente dessa situação, é emitido o Aviso 31 - Parede sujeita a carregamentos de água em sentidos opostos.

Quando isso ocorre, é interessante, portanto, que o usuário verifique as paredes para determinar se o dimensionamento realizado pelo programa é adequado, ou se é necessário prever algum reforço. Para isso, é necessário avaliar combinações adicionais, para as quais cada câmara será considerada cheia ou vazia. No caso do exemplo acima, teríamos duas novas situações de carga, conforme mostrado na imagem abaixo:


Analisando essas duas situações adicionais, você obterá novas disposições de armadura, de modo que pode adotar a mais robusta.