Configurações

Barras apresentadas sempre em peso no resumo de materiais

O Eberick permite que você defina como as armaduras serão quantificadas no seu resumo de materiais, permitindo que sejam representadas em número de barras, peso, ou ambos. Isso pode ser feito acessando o menu Estrutura - Configurações - Desenho - Pranchas e RA, alterando a opção Apresentação.

De todo modo, por mais que a opção Barras esteja selecionada para a apresentação, algumas bitolas de aço podem ainda ter sua quantidade representada em peso. Isso ocorre por conta do modo que o Eberick representa as bitolas: barras ou rolo. No caso, das barras, o usuário arbitrará um comprimento unitário para cada barra, o qual será confrontado com o comprimento total de armaduras para determinar o número final de barras. Já para bitolas em rolo (normalmente bitolas menores), não há como fazer isso, de modo que a sua quantidade será sempre representada em peso.

Para definir se uma bitola será contabilizada como rolo ou barra, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade e clique sobre o botão Barras. Na janela que se abre, você poderá alterar a coluna Fabricação para o tipo desejado, como mostrado abaixo:

Alterando a sua armadura para fabricação em barra, a representação será ajustada para considerar o comprimento unitário da barra, estabelecido na coluna Comprimento. Da mesma maneira, o seu resumo passará a ser quantificado em número de barras.