Cadastro

Como preencher as informações de Representação no cadastro da peça

No cadastro de peças do AltoQi Builder, existem 5 campos relacionados à representação da simbologia da peça. Neste artigo serão abordados os significados de cada um deles, além de ilustrar como cada campo afeta na exibição das peças.

Observação Para criar uma nova peça no AltoQi Builder, recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder



Observação: Caso já exista uma peça parecida no cadastro padrão do programa, recomenda-se que use-a como base para o preenchimento destes campos.

Posição

Este campo estabelece uma das elevações padronizadas utilizadas para os pontos. Existem as seguintes possibilidades: Piso, Baixa, Média, Alta, Teto e Direta. A Posição é utilizada para pesquisar as peças adequadas no cadastro, que são definidas com base nas elevações padronizadas.

Nas disciplinas Hidrossanitário, Gás e Incêndio está opção é comumente mantida em "Direta". Já nos projetos Elétrico, Cabeamento e SPDA, este campo tem maior importância, portanto, em caso de dúvidas, recomenda-se consultar os artigos exemplos citados no final deste artigo. 

Posicionar Campos

Este campo estabelece como os campos da peça utilizada serão exibidos. Pode-se optar por "Sim", onde o campo associado ao símbolo será posicionado sempre de acordo com o cadastro da simbologia utilizada, ou "Não", onde o campo será posicionado no local definido como ponto diretor.

A figura abaixo apresenta exemplos de peças com o Posicionar campos como "sim" ou "não.


Posicionar simbologia

Este campo será usado para peças que tiverem alguma simbologia associada e define a forma que a simbologia será posicionada em planta.

O símbolo associado a peça poderá ter seu controle de inserção no projeto definido em três formas:

  • Sim - Posiciona a simbologia automaticamente de acordo com as configurações do campo Entradas (Como preencher o campo Entradas no cadastro de peças?)

  • Não - Não posiciona a simbologia de acordo com o campo entradas. 

  • Ponto diretor - A simbologia será posicionada de acordo com a direção escolhida no momento do lançamento da peça.

Observação: A opção "Ponto diretor" normalmente é aplicada às peças relacionadas aos aparelhos sanitários que são localizados nas extremidades dos condutos, visando facilitar o posicionamento da entrada e saída da simbologia.

Desenhar simbologias

Este campo define onde as simbologias serão exibidas.

  • Planta: A simbologia da peça só será exibida em planta baixa.
  • Detalhe: A simbologia da peça só será exibida dentro de um detalhe.
  • Ambas: A simbologia da peça sempre será exibida.

Posicionar simbologia 3D

Este campo só é aplicável a partir da plataforma AltoQi Builder 2018. Além disso, terá importância apenas para peças que tiverem uma simbologia 3D associada.



ObservaçãoPara alterar a Representação "Bifilar realista" do cadastro de uma peça, acompanhe o artigo Configuração da representação bifilar realista no cadastro de peças

No final artigo principal de  Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder , são listados artigos com exemplos práticos de como cadastrar algumas peças específicas. Este artigos podem auxiliar na interpretação de cada campo de  Representação  da peça.

Com os procedimentos acima descritos foi possível conhecer sobre o preenchimento de informações de representação no cadastro da peça.