Recursos de CAD

Comando Offset

Com o intuito de permitir que o usuário utilize o AltoQi Builder como uma ferramenta genérica de CAD 2D, para elaboração de qualquer tipo de desenho técnico, existem diversos recursos desta natureza disponíveis no programa.

Alguns deles tem como função auxiliar na manipulação de linhas, poligonais e arcos e estão disponíveis na guia Desenhos - grupo Ferramentas.

Neste artigo veremos como utilizar o comando Offset.

Comando Offset 

O comando Offset permite a construção de uma cópia de um elemento selecionado, paralelo a este e a uma distância especificada pelo usuário.

Para utilizar este comando:

  • Acesse a guia Desenhos, grupo Ferramentas, comando Offset;
Observação: É possível utilizar o comando Offset em linhas, poligonais, círculos e indicadores, funcionando da mesma maneira mas produzindo resultados um pouco diferentes em cada caso.
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Offset – Elemento, clique sobre o elemento que será copiado;
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Offset – Lado do deslocamento, informe a direção (em relação ao elemento selecionado) para a qual será gerada a cópia;
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Offset – Distância, informe a distância, em centímetros, que a cópia será gerada do elemento selecionado;

Observação: O elemento criado terá as mesmas propriedades de desenho do elemento original.

  • Pressione Enter ou Esc para encerrar o comando.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível criar cópias paralelas do elemento selecionado.