Recursos de CAD

Comando Ajustar

Com o intuito de permitir que o usuário utilize o AltoQi Builder como uma ferramenta genérica de CAD 2D, para elaboração de qualquer tipo de desenho técnico, existem diversos recursos desta natureza disponíveis no programa.

Alguns deles tem como função auxiliar na manipulação de linhas, poligonais e arcos e estão disponíveis na guia Desenhos - grupo Ferramentas.

Neste artigo veremos como utilizar o comando Ajustar.

Comando Ajustar 

O comando Ajustar elimina (corta) parte de um elemento, a partir de sua intersecção com outro elemento já selecionado, que é utilizado como fronteira.

ObservaçãoÉ possível ajustar linhas, poligonais e arcos de círculo.

Para utilizar este comando:

  • Acesse a guia Desenhos, grupo Ferramentas, comando Ajustar;
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Ajustar – Elemento referência, clique sobre o elemento que irá funcionar como “limite” para os demais;
  • Pressione Enter;
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Ajustar – Elemento a ajustar, clique sobre os elementos a serem cortados;

Observações
  1. Deve-se clicar no trecho que deseja-se remover, pois ao clicarmos sobre o elemento a ajustar o programa removerá o trecho existente até a intersecção com o elemento referência.
  2. Se a mensagem "Não foi possível realizar esta operação no plano corrente" for exibida recomendamos a leitura do artigo Não foi possível realizar esta operação no plano corrente.

  • Pressione Enter ou Esc para encerrar o comando.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível ajustar diversos elementos até a referência selecionada.