Fundações

Exemplo: lançamento de bloco sobre estacas em situação de divisa

É uma situação corrente em projetos estruturais a existência de pilares encostados na divisa do terreno da edificação, o que impossibilita que este pilar possua uma fundação centralizada.

Bloco de geometria fixa na divisa

Como em nosso exemplo teremos apenas uma lateral da edificação em situação de divisa, vamos deixar o restante das fundações lançadas como pilares de fundação, e iremos lançar blocos com geometria fixa apenas para os pilares na lateral da divisa.

Após este lançamento, deve-se definir a excentricidade dos blocos em relação aos pilares conforme explicado no artigo Como lançar blocos de fundação com pilar excêntrico. Importante notar que, no caso das fundações com blocos em situação de divisa, não é possível definir o pilar excêntrico sem a viga de travamento, portanto, juntamente com a definição da excentricidade, já devem ser lançadas as vigas de travamento, caso contrário será apresentado o Erro L80 - Bloco sem pilar de arranque em situação sem travamento. O lançamento resultante neste caso será o seguinte:

 
Obs.: optou-se por utilizar blocos com quatro estacas, no entanto a geometria do bloco pode ser determinada pelo projetista.

Com este lançamento, pode-se processar a estrutura para analisar seus deslocamentos. Neste caso, verifica-se que, mesmo que os blocos tenham sido lançados com excentricidade para respeitar às restrições de divisa, o comportamento geral da estrutura não difere muito da situação em que os pilares estão centralizados na fundação.

Atenção: elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).

Download:

Bloco_viga_alavanca _1_.prj