Fundações

Configurações de análise das fundações no modelo estrutural

Ao lançar o bloco de fundação com geometria fixa, é possível considerar, para a análise da edificação, a presença das estacas no modelo estrutural.

Esta consideração permite analisar a estrutura no modelo computacional de forma mais condizente com o comportamento real da edificação, uma vez que o apoio dificilmente funciona como um engaste perfeito na base do pilar do arranque, existindo uma certa elasticidade associada às propriedades do solo.

Configurações de análise - Não linearidade física

O concreto armado é um material altamente heterogêneo, cujo comportamento não obedece à lei de Hooke. Sendo assim, à critério do projetista, o programa permite uma redução na rigidez das estacas por meio da configuração disponível através do menu Estrutura -> Configurações -> Projeto -> Análise:

Configurações de análise para o aumento da rigidez axial em estacas

Os mesmos coeficientes multiplicadores de rigidez de pilares definidos pelo usuário em "Aumento na rigidez axial dos pilares" (Para maiores informações acesse Multiplicador da rigidez axial para pilares), que podem ser acessados em Estrutura -> Configurações -> Projeto -> Análise e também, Estrutura -> Configurações -> Projeto -> Análise -> Modelo ELS, também aplicam-se para as estacas, caso estejam inclusas no modelo de análise (Para maiores informações acesse Como incluir as estacas no modelo de análise estrutural).



Configurações de análise para o modelo das fundações

As opções relativas à consideração das estacas no modelo estrutural podem ser acessadas nas configurações de Estrutura -> Configurações -> Projeto -> Análise -> Modelo da fundação:

Na janela que irá se abrir, estarão disponíveis as configurações relativas à análise das fundações no modelo estrutural:

As configurações são preenchidas da seguinte forma:

  • Considerar atrito solo-fuste: Deve-se escolher, para estacas e tubulões, se o atrito lateral com o solo será considerado para o apoio vertical. Caso seja habilitada esta opção, então a análise das estacas irá incluir, em cada trecho discretizado, uma mola vertical, com rigidez calculada com base no coeficiente de recalque vertical do solo. 
    • Importante: Esta configuração controla apenas a adoção da mola vertical no fuste das estacas, a consideração da mola horizontal não é afetada.
  • Discretização: Comprimento dos trechos discretizados para análise da estaca ou tubulão. Pode-se aumentar este comprimento para fazer com que a análise estrutural seja mais rápida, em casos onde existam muitas estacas no modelo, ou então reduzir o comprimento para que a análise seja mais precisa.
  • Nº mínimo de divisões: Número mínimo de trechos discretizados. Caso o comprimento da estaca seja pequeno, os trechos serão criados com comprimento menor, de modo a respeitar este número mínimo.
  • Rigidez das molas do fuste: Caso esteja considerando o atrito solo-fuste, esta configuração define se a rigidez calculada para as molas verticais no fuste será constante na mesma camada de solo, ou se será linear, crescente com a profundidade. A figura abaixo mostra a diferença da rigidez considerada para as molas verticais de acordo com a configuração adotada nesta opção.
  • Apoio elástico padrão: Será configurado qual a condição de apoio (fixo, livre ou elástico) para cada grau de liberdade do apoio elástico padrão. Para a opção "Elástico", deve-se informar ao lado qual o coeficiente a ser considerado para a mola do apoio. Este vínculo será considerado quando, ao definir o vínculo da estaca ou do bloco sem estacas, seleciona-se a opção "Elástico padrão".