Colunas

Como alterar a indicação do diâmetro das colunas?

No QiBuilder é possível configurar as indicações de texto de tubos, conexões, esquemas, diagramas, detalhes, diâmetros e cotas de acordo com a necessidade do projetista.

Com o intuito de auxiliá-lo no entendimento desta necessidade, elaboramos os artigos abaixo para demonstrar os procedimentos que podem ser realizados:

  1. Configurando os textos dos tubos;
  2. Configurando os textos das conexões;
  3. Como alterar o tamanho do texto das cotas;
  4. Como configurar as indicações de texto de diagramas e esquemas gerados no AltoQi Builder?;
  5. Como configurar o título de cortes, diagramas, detalhes e esquemas gerados no AltoQi Builder?;
  6. Como otimizar as indicações de conduto apresentadas em croqui e detalhe?;
  7. Como alterar a indicação do diâmetro dos condutos;
  8. Como alterar a indicação do diâmetro das colunas?;
  9. Como alterar a indicação do material dos condutos.

Como alterar a indicação do diâmetro das colunas?

O programa QiBuilder indica a nomenclatura e o diâmetro das colunas. Além disso, permite alterar a forma como deve indicar estes diâmetros. Porém, o procedimento a ser realizado nos projetos Hidráulicos, Gás e Incêndio é diferente do Sanitário. Neste artigo serão abordados os procedimentos para cada disciplina de projeto.

Observação: Para alterar somente a formatação do texto, como fonte e tamanho, recomendamos o artigo Configurando os textos dos tubos.

A imagem abaixo exemplifica a indicação de uma coluna de "PVC Rígido Soldável" vista em detalhe.

O valor e o formato do diâmetro mostrado nas indicações das colunas, é o mesmo que o diâmetro do tubo conectado logo abaixo dela.

O formato de apresentação do diâmetro da imagem acima poderia ser alterada para 25 mm, apenas 25 ou como o usuário desejar. Para isso, deverá ser alterada a indicação do diâmetro da tubulação conectada logo abaixo da coluna, como demonstra o artigo Como alterar a indicação do diâmetro dos condutos, e automaticamente o diâmetro da coluna será alterado.



Observação: O procedimento para as disciplinas Gás e Incêndio é o mesmo realizado no Hidráulico.

Colunas sanitárias

Para as colunas do projeto sanitário, também deve-se seguir os passos do artigo Como alterar a indicação do diâmetro dos condutos, porém a troca dos tubos é feita seguindo os seguintes passos:

  • Selecione a coluna no desenho;
  • Acesse Propriedades;
  • Selecione Coluna (1);
  • Altere o conduto usado na seção "Peça do tubo".

  
Observação:  No pavimento Térreo, onde geralmente termina o tubo de queda e começa o coletor predial, não haverá tubo conectado abaixo da coluna. Neste caso deve-se alterar a "Peça do tubo" da coluna do pavimento acima.


Início da Coluna de Ventilação

Como o diâmetro da coluna é igual ao diâmetro do tubo conectado abaixo dela, haverão casos em que não terá nenhum tubo abaixo. Por exemplo, nos pavimentos onde a coluna de ventilação se inicia.

Nestes casos a indicação do diâmetro da coluna tomará como referência o diâmetro do ramal de ventilação, como exemplificado na figura abaixo.



Observação: Também é possível personalizar o círculo indicador da coluna conforme abordado no artigo Como preencher com cores e hachuras os círculos indicadores das colunas?. Caso seja necessário mover o círculo indicador, recomendamos a leitura do artigo Como mover o círculo indicador de coluna?.

Com os procedimentos descritos neste artigo será possível alterar o formato de apresentação dos diâmetros nas indicações das colunas.