Fundações

Como lançar sapatas com pilar excêntrico

É uma situação corrente em projetos estruturais a existência de pilares encostados na divisa do terreno da edificação, o que impossibilita que este pilar possua uma fundação centralizada. Este artigo explica como realizar o lançamento no Eberick de sapatas com pilar excêntrico, disponíveis a partir do Eberick 2019.

Sapatas com pilar excêntrico

Uma das principais vantagens de utilizar o lançamento da sapata com geometria definida, ao invés de se utilizar o pilar de fundação, é que poderá ser definida uma excentricidade qualquer para a sapata, que será dimensionada de acordo. Para realizar o lançamento da sapata com pilar excêntrico, deve-se primeiramente realizar o lançamento de uma sapata com geometria fixa, conforme explicado no artigo Como lançar sapatas com geometria fixa. Após completar este lançamento, será apresentada no croqui a sapata:

Para definir a excentricidade do pilar com a sapata, o procedimento difere para o caso da sapata possuir ou não colarinho.

Excentricidade em sapatas sem colarinho

No caso da sapata não utilizar colarinho, ela será lançada e fixada no croqui de acordo com a seção da própria sapata. Neste caso, será representada a seção do pilar superior, e será possível utilizar o comando "Lançamento - Pilares - Fixar seção" () para posicionar a sapata em relação ao pilar, na posição desejada:

Com isso, apenas deslocando a sapata em relação ao pilar superior, será compreendida pelo Eberick a excentricidade entre os elementos, e a análise, dimensionamento e detalhamento da sapata serão realizados de acordo com esta geometria.

 

Excentricidade em sapatas com colarinho

No caso da sapata apresentar colarinho, sua seção será lançada e fixada no croqui de acordo com a seção do colarinho, representando a seção da sapata no croqui apenas para referência:

Desta forma, para deslocar a sapata em relação ao pilar, deve-se manter o lançamento da sapata na mesma posição, e escolher a opção "Excentricidades" na janela de lançamento da sapata. A excentricidade pode ser definida de forma automática, escolher uma das 8 posições da sapata em relação ao pilar, como demonstrado na figura abaixo:

Também é possível habilitar a opção "Manual" e definir os campos "B" e "H" como a distância entre o centro do pilar e o centro da sapata, nas direções B e H respectivamente. O sinal do valor informado para a excentricidade é o que irá definir o seu sentido. No exemplo acima, vemos que se fosse definida esta excentricidade da sapata como manual, o valor de "B" seria 0 (pois o pilar não foi deslocado no sentido horizontal, do seu menor lado, "B"), e com -52,50 em "H" (pois o pilar foi deslocado no sentido negativo do eixo Y).

Importante: o sistema de coordenadas para as excentricidades é alinhado às direções B e H da sapata, portanto, caso o pilar apresente rotação em planta, deve-se atentar para determinar as direções de forma correta.

Após definir as excentricidades, pode-se verificar no croqui que a representação da sapata será ajustada.

Atenção: elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).
No próximo artigo apresentamos o exemplo de uma estrutura que possui sapatas com pilar excêntrico travadas por vigas alavanca.