Lâmpadas e comandos

Como definir um novo comando para uma lâmpada

Após realizar o lançamento das lâmpadas devemos lançar os interruptores e definir quais lâmpadas serão acionadas por cada comando.

Em algumas situações de projetos elétricos, após já ter realizado esta definição, pode haver a necessidade de alterar o comando ao qual a lâmpada está associada, ou seja, alterar o interruptor pelo qual ela será acionada.

Para realizar esta alteração devemos verificar:

  • Se a lâmpada será acesa por um interruptor que já está lançado no projeto, e que já possui um comando associado;
  • Se a lâmpada será acesa por um interruptor que já está lançado no projeto, e que ainda não possui um comando associado;
  • Se a lâmpada será acesa por um novo interruptor que ainda não está lançado no projeto.

A seguir apresentaremos como realizar os procedimentos necessários para cada uma das situações.

1) Alterando o comando da lâmpada para que ela seja acesa por um interruptor que já está lançado no projeto e que já possui um comando associado

Neste exemplo temos duas lâmpadas acionadas pelos interruptores paralelos do comando "a" e uma lâmpada acionada pelo interruptor simples do comando "b".


Para que a lâmpada central também seja acionada pelo interruptor simples do comando "b" realize o seguinte procedimento:

  • Selecione a simbologia da lâmpada;
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Na janela Propriedades selecione o novo Quadro/Circuito/Comando;

  • Pressione Esc para finalizar;

O comando da lâmpada será alterado.


2) Alterando o comando da lâmpada para que ela seja acesa por um interruptor que já está lançado no projeto e que ainda não possui um comando associado

Neste exemplo temos três lâmpadas acionadas pelos interruptores paralelos do comando "a" e temos um interruptor simples lançado que não está associado a nenhum comando.


Para que a lâmpada na extremidade direita seja acionada pelo interruptor simples existente realize o seguinte procedimento:


  • Defina este novo comando para as lâmpadas e para os interruptores desejados realizando os procedimentos descritos na seção "Definindo um comando" do artigo Como criar e definir comandos.

A lâmpada e o interruptor serão incluídos no comando recém criado.


3) Lançando um novo interruptor para acionar a lâmpada

Ao realizar o lançamento de um interruptor o programa exibe o mouse em forma de "mira" para que as lâmpadas que este interruptor acionará, sejam selecionadas. Se o usuário selecionar uma lâmpada que já possui um comando associado, o programa incluirá o interruptor neste comando existente e não criará um novo.

Portanto, quando desejarmos que uma lâmpada seja acionada por um interruptor que ainda não está lançado no projeto recomendamos remover o comando existente na lâmpada antes de lançar o novo interruptor.

Neste exemplo temos três lâmpadas acionadas pelos interruptores paralelos do comando "a".


Para que a lâmpada na extremidade direita seja acionada por um interruptor simples que ainda será lançado primeiramente devemos remover o comando "a" associado a ela. Portanto:

  • Selecione a simbologia da lâmpada;
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Na janela Propriedades selecione Comando - Nenhum;

  • Pressione Esc para finalizar;
  • O comando da lâmpada será removido;

  • Lance o novo interruptor;
  • Após definir o ponto diretor, para definir o comando, clique em todas as lâmpadas que esse interruptor acionará com o cursor de mira;
  • Pressione Enter para finalizar a criação do novo comando.

A lâmpada e o novo interruptor estarão no novo comando.



Vimos nesse artigo que existem diversas formas de definir um novo comando para uma lâmpada. Assim, você deve verificar qual das situações melhor se enquadra no seu projeto, e aplicar o passo a passo correspondente.