-
QiOnboarding
-
AltoQi Education
-
Novidades de Release
-
Instalação e setup das soluções
-
Interoperabilidade BIM
-
Setup & Suporte: em obra 🚧
-
AltoQi Eberick
- Interface
- Criação, abertura e salvamento de projetos
- Pavimentos e níveis intermediários
- Desenhos e Arquitetura
- Desenhos e Arquitetura | Interoperabilidade BIM
- Pilares | Lançamento
- Pilares | Erros e Avisos
- Pilares | Dimensionamento e Detalhamento
- Vigas | Lançamento
- Vigas | Erros e Avisos
- Vigas | Dimensionamento e Detalhamento
- Lajes | Lançamento
- Lajes | Erros e Avisos
- Lajes | Dimensionamento
- Lajes | Detalhamento
- Fundações | Lançamento
- Fundações | Erros e Avisos
- Fundações | Dimensionamento e Detalhamento
- Cargas
- Escadas
- Escadas | Exemplos de Lançamento
- Reservatórios
- Reservatórios | Exemplos de lançamento
- Paredes de contenção
- Muros de Arrimo
- Elementos genéricos e metálicos
- Protensão
- Estruturas Pré-Moldadas
- Estruturas Pré-Moldadas | Erros e Avisos
- Processamento
- Análise da estrutura
- Estabilidade global
- Deslocamentos e durabilidade
- Planta de fôrma e locação
- Pranchas e detalhamentos
- Configurações
- Outros
-
AltoQi Builder
- Criação, abertura e salvamento de projetos
- Desenho da arquitetura
- Recursos de CAD
- Referências externas
- Configurações
- Cadastro
- Geral
- Simbologias
- Condutos
- Níveis de desenho
- Colunas
- Pavimentos
- Peças
- Exportação/Importação IFC
- Impressão/Exportação
- Projetos multidisciplinares
- Visão 3D
- Cortes, detalhes e esquemas
- Relatórios
- Pranchas
- Controle de revisões
- Outros
-
AltoQi Visus
-
Alvenaria
-
Elétrico
-
AltoQi Visus Cost Management
- Versões AltoQi Visus Cost Management
- Licença do AltoQi Visus Cost Management
- Exportação dos modelos IFC
- Importação e manipulação dos Modelos 3D
- Propriedades BIM dos modelos 3D
- Propriedades BIM por fórmulas
- Estrutura analítica de projeto - EAP
- Filtro de extração de dados
- Lista de quantitativos
- Elementos não modelados
- Exemplos aplicados
- Orçamento
- Banco de dados
- Relatórios
- Módulo Visus Infraestrutura
- Modo de trabalho 2D
- Configurações
- Integrações
- Conteúdo para orçamento de obras
-
Editor de Armaduras
-
Hidrossanitário
- Projeto Sanitário | Lançamento
- Projeto Hidráulico | Lançamento
- Projeto Hidráulico | Rede de Alimentação
- Projeto Hidráulico | Reservatórios
- Peças
- Detalhamento
- Lançamento automático | Configurações e Cadastro
- Lançamento Automático | Hidráulico
- Lançamento Automático | Sanitário
- Unidades de tratamento
- Unidades de Tratamento | Dimensionamento
- Indicações de triângulo
- Dimensionamento
- Projeto Hidráulico | Verificação de Pressão
- Cadastro | Exemplos práticos para a rede Hidráulica
- Cadastro | Exemplos práticos para a rede Sanitária
- Colunas | Projeto Hidráulico
- Colunas | Projeto Sanitário e Pluvial
- Projeto Sanitário | Rede Pluvial
- Lançamento Hidráulico | Piscina
-
AltoQi Visus Collab
-
Gás
-
Incêndio
-
AltoQi Visus Workflow
-
SPDA
-
Cabeamento
-
AltoQi Visus Planning
-
Climatização
-
AltoQi Visus Bid
-
AltoQi Visus Tracking
-
AltoQi Visus Control Tower
Como alterar comando em lâmpadas e interruptores já lançados
Após realizar o lançamento das lâmpadas devemos lançar os interruptores e definir quais lâmpadas serão acionadas por cada comando.
Em algumas situações de projetos elétricos, após já ter realizado esta definição, pode haver a necessidade de alterar o comando ao qual a lâmpada está associada, ou seja, alterar o interruptor pelo qual ela será acionada.
Para realizar esta alteração devemos verificar:
- Se a lâmpada será acesa por um interruptor que já está lançado no projeto, e que já possui um comando associado;
- Se a lâmpada será acesa por um interruptor que já está lançado no projeto, e que ainda não possui um comando associado;
- Se a lâmpada será acesa por um novo interruptor que ainda não está lançado no projeto.
A seguir apresentaremos como realizar os procedimentos necessários para cada uma das situações.
1) Alterando o comando da lâmpada para que ela seja acesa por um interruptor que já está lançado no projeto e que já possui um comando associado
Neste exemplo temos duas lâmpadas acionadas pelos interruptores paralelos do comando "a" e uma lâmpada acionada pelo interruptor simples do comando "b".
Para que a lâmpada central também seja acionada pelo interruptor simples do comando "b" realize o seguinte procedimento:
- Selecione a simbologia da lâmpada;
- Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
- Na janela Propriedades selecione o novo Quadro/Circuito/Comando;
- Pressione Esc para finalizar;
O comando da lâmpada será alterado.
2) Alterando o comando da lâmpada para que ela seja acesa por um interruptor que já está lançado no projeto e que ainda não possui um comando associado
Neste exemplo temos três lâmpadas acionadas pelos interruptores paralelos do comando "a" e temos um interruptor simples lançado que não está associado a nenhum comando.
Para que a lâmpada na extremidade direita seja acionada pelo interruptor simples existente realize o seguinte procedimento:
- Crie um novo comando realizando os procedimentos descritos na seção "Criando um comando" do artigo Como criar e definir comandos;
- Defina este novo comando para as lâmpadas e para os interruptores desejados realizando os procedimentos descritos na seção "Definindo um comando" do artigo Como criar e definir comandos.
A lâmpada e o interruptor serão incluídos no comando recém criado.
3) Lançando um novo interruptor para acionar a lâmpada
Ao realizar o lançamento de um interruptor o programa exibe o mouse em forma de "mira" para que as lâmpadas que este interruptor acionará, sejam selecionadas. Se o usuário selecionar uma lâmpada que já possui um comando associado, o programa incluirá o interruptor neste comando existente e não criará um novo.
Portanto, quando desejarmos que uma lâmpada seja acionada por um interruptor que ainda não está lançado no projeto recomendamos remover o comando existente na lâmpada antes de lançar o novo interruptor.
Neste exemplo temos três lâmpadas acionadas pelos interruptores paralelos do comando "a".
Para que a lâmpada na extremidade direita seja acionada por um interruptor simples que ainda será lançado primeiramente devemos remover o comando "a" associado a ela. Portanto:
- Selecione a simbologia da lâmpada;
- Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
- Na janela Propriedades selecione Comando - Nenhum;
- Pressione Esc para finalizar;
- O comando da lâmpada será removido;
- Lance o novo interruptor;
- Após definir o ponto diretor, para definir o comando, clique em todas as lâmpadas que esse interruptor acionará com o cursor de mira;
- Pressione Enter para finalizar a criação do novo comando.
A lâmpada e o novo interruptor estarão no novo comando.