Fundações

Como lançar sapatas com geometria fixa

No Eberick, dependendo dos requisitos da estrutura e da complexidade das análises necessárias, pode-se realizar o lançamento das fundações da estrutura de algumas formas diferentes. Mais especificamente, o usuário pode informar ao programa qual a geometria exata da fundação (fundações com geometria fixa) ou então deixar que o programa decida, de acordo com os esforços e os parâmetros do solo, qual é a melhor geometria (pilares de fundação).

Sapatas com geometria definida

Neste lançamento, as sapatas terão toda a sua geometria definida no momento do lançamento, sendo a sapata verificada quanto às tensões do solo e detalhada de acordo com o dimensionamento efetuado. Este elemento tem a vantagem de permitir que a sapata tenha uma excentricidade qualquer, sendo o elemento analisado e dimensionado de acordo com a geometria informada.

Estrutura de pavimentos

Para realizar o lançamento das sapatas com geometria fixa, deve existir um pavimento no nível do encontro da sapata com o pilar. No caso das sapatas com colarinho (altura da sapata variável), o pavimento deve estar localizado no topo do colarinho. Desta forma, caso exista uma altura de arranque entre o baldrame e o início da sapata, deverão existir dois pavimentos diferentes na estrutura: o pavimento de baldrame para lançamento das vigas de baldrame e o pavimento de fundações para lançamento das sapatas.                                                             

Atenção: elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).

Lançamento

Para realizar o lançamento das sapatas com geometria definida, pode-se utilizar a guia "Lançamento", grupo "Fundações", comando "Fundação":

Ao acionar este comando, será aberta a janela de lançamento da fundação, onde serão definidos os dados do elemento:

Os elementos de fundação com geometria fixa, no Eberick, devem ser compreendidos como uma continuação do pilar que chega nesta fundação. Por este motivo, para que o Eberick compreenda a continuidade do pilar superior com a sapata, é necessário que o nome da fundação seja igual ao nome do pilar que irá se apoiar nela. Portanto, deve-se nesta janela ajustar o nome da fundação para que seja igual ao nome do pilar superior.

Por exemplo, ao lançar a fundação que estará abaixo do pilar P20 da estrutura, pode ser que o Eberick sugira um nome diferente do desejado (pois o Eberick sugere o próximo numeral dos elementos lançados com o mesmo prefixo). Neste caso, se for deixado o nome sugerido pelo programa, não será compreendido o apoio do pilar na fundação. É necessário portanto, neste exemplo, alterar o nome da sapata para "P20", para que seja compreendida corretamente a continuidade do pilar com a sapata.

Dica : caso os pilares já estejam lançados e copiados para todos os pavimentos da estrutura, você pode acessar no croqui do pavimento das fundações o comando da aba "Lançamento -> Pilares -> Converter em fundações", que converterá automaticamente o pilar para uma fundação de geometria fixa com o mesmo nome do pilar superior.

Após ajustar o nome da fundação, pode-se prosseguir com o preenchimento dos dados da sapata:

  • Tipo: Escolha entre Bloco ou Sapata. Para o lançamento explicado neste artigo, selecione "Sapata".
  • Vínculo: Vínculo adotado entre a sapata e o solo durante a análise.
  • Lado B/H: Nestes campos deve-se definir o tamanho dos lados da sapata, correspondentes aos lados B e H.
  • Altura Maior (H1): Altura maior da sapata, medida entre o topo e o fundo da sapata.
  • Usar colarinho: Esta opção controla o uso ou não do "colarinho" na sapata. O "Colarinho" neste caso se refere à redução da seção da sapata com a altura, criando as faces inclinadas na lateral:
  • Altura Menor (H0): Altura das bordas laterais da sapata, na extremidade da seção.
  • LB/LH Colarinho: Lados do topo do colarinho, no encontro do pilar com a sapata. Normalmente são configurados como sendo igual aos lados do pilar, porém podem ser configurados para o valor desejado:
  • Excentricidades B/H: Utilizadas para configurar a excentricidade da sapata em relação ao colarinho. Devem ser definidas como a distância entre o centro da sapata e o centro do colarinho em cada direção. Estes campos serão utilizados para realizar o lançamento de sapatas com pilares excêntricos.

À direita dos dados da fundação, existe uma área de CAD que permite que a geometria da sapata em planta seja verificada durante o lançamento. Além disso, nesta janela, o Eberick também realiza verificações básicas da geometria informada, emitindo um erro ao confirmar o lançamento caso algum dos dados esteja com um valor inválido.

Inserção no croqui

Com os dados preenchidos de forma válida, pode-se clicar em "OK" na janela de lançamento para inserir a sapata no croqui. O lançamento da sapata ocorre da mesma forma que o lançamento de pilares (artigo Como lançar pilares no AltoQi Eberick). A fixação da sapata no croqui, quando a sapata não possui colarinho, é realizada pela própria sapata, porém quando a sapata possui colarinho ela deve ser lançada e fixada pela seção do colarinho:

Logo após inserir a sapata com o mesmo nome do pilar superior, será exibida uma representação da seção do pilar no croqui. Com isso, caso a posição da sapata não esteja correta em relação ao pilar superior, basta utilizar o comando "Fixar Seção" () (guia "Lançamento", grupo "Pilares"), para ajustar a posição da sapata em relação ao pilar superior.

Com isto, a sapata estará lançada no croqui e poderá ser utilizada no pavimento de fundação para o lançamento de vigas apoiadas na sapata. É importante notar que para as sapatas com colarinho, o apoio da viga na sapata é realizado na posição do colarinho, portanto o travamento oferecido pela viga será no topo do colarinho, e não na base da sapata. Por este motivo, para o lançamento de vigas de alavanca, que absorvam os momentos gerados pela sapata, deve-se utilizar sapatas sem colarinho.