Reservatórios

Configurando o consumo diário e a reserva de água da edificação

O AltoQi Builder realiza diversos dimensionamentos nos projetos hidráulicos que dependem do consumo diário da edificação, como o cálculo da reserva de água do projeto. Neste artigo, será abordado como o programa calcula o Consumo Diário, o Volume da edificação e como configurar estes parâmetros.

Como é calculado o consumo diário?

O consumo diário da edificação, também conhecido como Cd, é calculado a partir da seguinte equação:

Consumo diário da edificação (Cd) = Consumo diário por unidade x número de unidades

As variáveis desta equação podem ser definidas seguindo os passos a seguir.

Configurando o consumo diário

Os dados de entrada para o cálculo do consumo diário do projeto, são valores que devem ser inseridos nas propriedades da edificação.
  1. Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação;
  1. Na janela da Edificação aperte em "Editar Propriedades" destacado na imagem abaixo; 
  1. Abra a aba "Projetos", clique sobre o valor do campo "Consumo diário (m³/dia)" e aperte no botão ;
  1. Será aberta uma tabela como mostra a imagem abaixo.


Observação: Os valores de " Consumo AF" e " Consumo AQ" já estão pré-configurados de acordo com bibliografias relacionadas a área de instalações hidráulicas prediais, sendo possível efetuar a edição de acordo com o desejado.
  
Na janela Consumo Diário o usuário deve informar os seguintes campos:
  1. Tipo de edificação: Tipo de uso da edificação (Ex.: Residência, Escola, Templo, Quartel e etc)
  2. Consumo AF: Consumo diário de água fria. Varia em relação ao tipo da edificação. O programa possui estes valores pré-configurados de acordo com bibliografias relacionadas a área de instalações hidráulico-prediais, mas pode ser editado pelo usuário.
  3. Consumo AQ: Consumo diário de água quente. Varia em relação ao tipo da edificação. O programa possui estes valores pré-configurados de acordo com bibliografias relacionadas a área de instalações hidráulico-prediais, mas pode ser editado pelo usuário.
  4. Unidade: Unidade de medida correspondente ao tipo de edificação (Ex.: por pessoa, por lugar, por kg de roupa).
  5. Número: Número de unidades de acordo com o tipo de edificação.
O botão  permite incluir outros tipos de edificação a serem considerados no projeto, e o botão  permite excluir um tipo de edificação inserido.

Observação: Se houver mais de um tipo de edificação, o consumo diário considerado para o projeto será a soma total dos consumo diários de cada tipo de edificação.
 

Cálculo do Volume da edificação

A demanda de água da edificação é conhecida como " Volume da edificação", calculada conforme a equação abaixo:
 
Volume da edificação (m³) = Consumo diário (m³/dia) x número de dias de reserva
  
As variáveis " Consumo Diário" e " Número de dias de reserva" estão destacado na imagem abaixo, que mostra as Propriedades da edificação:
  

O resultado desta multiplicação, usando como exemplo os valores da imagem acima, será dado pela seguinte equação:
  
Volume da edificação = 0,75 x 2 = 1,5 m³
  
Este resultado também pode ser encontrado ao acessar as Propriedades de um reservatório lançado no projeto, como mostra a figura abaixo:
 


Observação: Você pode conferir os cálculos de dimensionamento utilizados pelo programa, acesse a Ajuda  image (4).png  > Conteúdo , na barra de acesso rápido do seu Builder. Para entender melhor sobre como preencher a Localização do reservatório e a % do volume do reservatório, recomendamos a leitura do artigo Definição da proporção de reserva frente à localização do reservatório no projeto hidráulico .
  
Neste momento, também pode ser atribuído o tempo de enchimento do reservatório, através do campo Tempo de reposição (h) . Ele não afetará o dimensionamento do reservatório, mas é crucial para o dimensionamento das tubulações de abastecimento (Alimentação). Saiba mais no artigo  Critérios de dimensionamento de tubos de alimentação .
 

Neste artigo abordamos como o AltoQi Builder calcula o Consumo Diário, o Volume da edificação e como podemos alterar os valores de entrada.