Vigas

Erro A17 - Erro na armadura do grampo

No AltoQi Eberick, para realização da ancoragem das armaduras longitudinais de vigas, em situações onde a largura de apoio da viga é menor do que o comprimento de ancoragem necessário, como solução para o Erro A11 – Largura de apoio insuficiente em vigas, é possível adotar grampos de ancoragem. A adoção destes grampos permite que a ancoragem das armaduras seja realizada em uma largura de apoio menor que o comprimento de ancoragem necessário, porém ainda assim devem ser respeitados alguns limites de dimensionamento para os grampos de ancoragem. O Erro A17 - Erro na armadura do grampo, é emitido quando algum dos critérios de dimensionamento dos grampos de ancoragem não é atendido.

Critérios de verificação dos grampos de ancoragem

Os critérios verificados para o dimensionamento dos grampos de ancoragem são:

  • Comprimento mínimo de ancoragem: Mesmo com a adoção de grampos de ancoragem (que permitem a dispensa de Lb,nec), ainda deverão ser respeitados alguns comprimentos de ancoragem mínimos, detalhados no item 18.3.2.4.1 da norma NBR 6118:2014. Os comprimentos que ainda devem ser verificados são "r + 5,5Φ" e "60 mm". Desta forma, caso o comprimento de ancoragem disponível no apoio seja menor do que algum desses valores, mesmo com a adoção dos grampos, é impossível realizar a ancoragem da viga neste apoio, portanto será emitido o Erro A17.
  • Quantidade de camadas de grampos: Ao calcular a quantidade de grampos necessários para a ancoragem, o AltoQi Eberick irá verificar se o número de grampos calculados é menor do que a configuração "Número máximo de camadas", localizada nas configurações de ancoragem, na janela de configuração de dimensionamento das vigas. Portanto, caso o número de camadas necessário seja maior que o valor máximo configurado, então será emitido o Erro A17.
  • Posição das camadas de grampos: Além de calcular o número de camadas necessárias, o AltoQi Eberick realiza uma verificação da posição dos grampos, na qual os grampos devem estar localizados abaixo de uma altura máxima, determinada através da consideração de um plano de corte inclinado a 60º, saindo da face interna do apoio. Caso a altura total dos grampos seja maior que que a altura máxima desta verificação, então não é possível resolver a ancoragem com os grampos, e será emitido o Erro A17.
  • Posição relativa a uma abertura na região dos grampos: Caso exista uma abertura na viga, na região dos grampos de ancoragem, então todos os grampos deverão estar localizados abaixo da abertura. Caso não seja possível posicionar todos os grampos abaixo da abertura, também será emitido o Erro A17.

Como resolver o erro

Com base nos critérios explicados acima, existem algumas soluções possíveis para o Erro A17. A escolha da solução mais adequada depende de qual é o caso de dimensionamento que ocasionou o erro.

As possíveis soluções para este erro são:

  • Aumentar a largura do apoio externo da viga, aumentando o comprimento disponível para ancoragem e a altura máxima para disposição dos grampos.
  • Aumentar o número máximo de camadas de grampos, o que permite que sejam adotados um número maior de grampos para as vigas, caso o limitante para o dimensionamento dos grampos tenha sido o número máximo de grampos configurado.
  • Reduzir o espaçamento mínimo entre os grampos, o que reduz a altura necessária para disposição das camadas, e resolve o dimensionamento caso o limitante tenha sido a altura dos grampos.
  • Reduzir a bitola utilizada para os grampos, o que reduz o comprimento de ancoragem necessário pelo critério "r + 5,5Φ", e pode resolver o dimensionamento caso este critério seja o motivo da falha nos grampos.
  • Aumentar a bitola utilizada para os grampos, o que pode reduzir o número de camadas necessárias de grampos, permitindo o dimensionamento em casos em que o limitante é o número de camadas ou a altura máxima das camadas.

As alterações mencionadas podem ser realizadas na janela de configuração de ancoragem, localizada na janela de configuração de dimensionamento das vigas, ou então na aba Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade, onde pode-se alterar as bitolas utilizadas para o grampo através da opção Transversais das vigas.