Vigas

Erro D10 - Força cortante Vsd maior que Vrd2

No item 17.4.2.1 da norma NBR 6118:2014, estão estabelecidas as condições de dimensionamento dos elementos de concreto armado sujeitos a solicitações de força cortante:

 

De acordo com este item de norma, para dimensionamento ao esforço cortante dos elementos estruturais, a força cortante solicitante de cálculo da seção (Vsd) deve ser menor do que a força cortante resistente de cálculo, relativa à ruína das diagonais comprimidas de concreto (Vrd2).

Erro D10 - Força cortante Vsd maior que Vrd2 será emitido quando, em algum elemento estrutural, esta condição não for respeitada, ou seja, a seção do elemento estrutural está sujeita a ruína por compressão excessiva das bielas de concreto. Isto significa que este tipo de situação não é passível de ser resolvido com o aumento da taxa de armadura, uma vez que a limitante de dimensionamento é justamente a resistência à compressão do concreto.

Como resolver o erro?

Para resolver o erro, podem-se adotar algumas alternativas:

  • Alterar a concepção da estrutura, de modo a reduzir os esforços cortantes do elemento em questão.
  • Aumentar as dimensões da seção, para aumentar a resistência do elemento ao esforço cortante.
  • Alterar o modelo de cálculo da resistência a esforços cortantes em Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento – Vigas.
  • Em casos especiais, aumentar a resistência do concreto utilizando uma classe com fck superior.