Tubos

Como alterar as cotas de entrada de uma caixa de passagem no projeto Sanitário

Na plataforma AltoQi Builder, o lançamento sanitário é efetuado na elevação 0, portanto os tubos se ligam nas caixas de passagem nessa mesma elevação. Neste artigo ensinaremos como alterar os valores das cotas de entrada em uma caixa de passagem.
Além do método manual, que será abordado no presente artigo, também é possível fazer uso do comando Aplicar inclinação, o qual calcula e define as cotas de entrada de forma automática.

Observação: Para saber mais sobre o comando " Aplicar Inclinação", leia o artigo Como aplicar inclinação nos tubos da rede sanitária?.

Alterando as cotas de entrada de uma caixa de passagem

Na imagem abaixo é mostrado uma situação em que há 4 tubos conectados à uma caixa de passagem, sendo 3 contribuições de entrada e 1 saída.
 
 
Inicialmente, todas as entradas estão na elevação 0, como destacado na imagem acima através do comando Apresentar elevações, conforme informado no artigo  Apresentação de cotas de elevação no projeto sanitário.
Antes de alterar a elevações dos condutos, é necessário configurar o AltoQi Builder para que seja possível lançar em alturas diferentes de zero:
  1. Acesse o menu Arquivo - Configurações - Sanitário - Preferências - Operações - Elevação padrão, e defina Não para as opções Fixar em planta e Fixar no detalhe:

  1. Aperte no botão OK para fechar as Configurações.
Agora que a altura para lançamento não está mais fixada, pode-se voltar ao croqui Sanitário:
  1. No croqui, selecione a caixa de passagem, e acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades ;
  2. Na janela de Propriedades, selecione Conexão (1);
  3. Altere o valor do desvio de fundo como desejar, para definir a profundidade da caixa. O valor padrão é 10 cm, como mostra a imagem abaixo:
  1. Neste exemplo será adotado um desvio do fundo de  50 cm. Perceba, na imagem abaixo, que a profundidade da caixa é alterada com o novo valor preenchido:
Observação: Ao alterar o valor na sessão Dados, os valores da sessão Resultados são alterados automaticamente.  Abaixo é apresentada uma legenda com o significado de cada campo que pode ser preenchido na sessão Dados e Resultados:
  1. Desvio de saída:  Valor numérico que definirá a diferença de cotas entre o conduto mais inferior de entrada e o conduto de saída.
  2. Desvio do fundo: Valor numérico que definirá a diferença de cotas entre a tubulação de saída e o fundo da caixa.
  3. Profundidade: Valor numérico que significa quantos centímetros o fundo da caixa está abaixo do nível do pavimento. O valor será calculado pela soma da elevação da saída com o desvio do fundo.
  4. Elevação da saída: Valor numérico que significa o nível do tubo de saída.
 
A alteração da elevação da entrada nas caixas, pode ser feita através do comando Reposicionar conexões , localizado na guia Lançamento, grupo Conexão.
Ao ativar esse comando, habilite a ferramenta de captura Ponto próximo , na barra de comandos, como mostra a imagem abaixo:


Com o Ponto próximo habilitado, será possível capturar qualquer ponto ao longo da tubulação. Neste momento, utilizando o comando Reposicionar conexões, deve-se clicar perto da extremidade do tubo que se liga com a caixa de passagem, como indicado na imagem abaixo:

 
Caso seja apresentada a mensagem de que " O ponto informado encontra-se em uma ordenada diferente da atual. Deseja mudar a ordenada atual para XX.X ?", aperte no botão Sim para continuar.


Agora a extremidade do tubo deve estar livre para ser conectada onde desejar. Portanto, acesse a guia Lançamento, grupo Rede, e defina a Altura desejada. Lembrando que a altura deve estar entre o nível de topo da caixa de passagem (CT = 0) e o nível de fundo da caixa (CF = -50), para que o tubo seja conectado na parede da caixa.
Para exemplificar, foi adotada a altura de -20 cm para conectar o tubo à caixa de passagem:
 
 
Assim que a altura for definida, pode-se clicar novamente dentro da simbologia da caixa de passagem, para que o tubo seja conectado com a caixa novamente, porém em uma nova altura.
O valor mostrado pelo comando " Apresentar elevação" não será exatamente o mesmo que foi preenchido no campo Altura, pois o valor de -20 cm refere-se a altura em que o tubo se conecta um pouco para dentro da caixa, considerando a espessura da parede da caixa. Então, a altura de -20 cm estaria mais ou menos posicionada no ponto indicado pelo círculo vermelho da imagem abaixo:

  
O mesmo procedimento pode ser feito para os demais tubos ligados à caixa. Para reposicionar o tubo de saída, deve-se conferir qual é o valor calculado pelo programa nas propriedades da caixa de passagem:
  
  
A imagem abaixo mostra o resultado do lançamento em detalhe realista:
 
 

 
Com o procedimento descrito neste artigo, é possível alterar as cotas de entrada, saída e até mesmo a profundidade da caixa de passagem.