Peças

Exemplo: Corrigindo a indicação de possível uso de peça inadequada por fluxo nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio

A plataforma AltoQi Builder permite que o projetista escolha a peça que deseja utilizar em cada conexão. Porém, existem casos em que o programa emite algumas mensagens de aviso sobre a peça definida pelo usuário. Neste artigo, ensinaremos como definir corretamente as peças que apresentam a indicação "Possível uso de peça inadequada por fluxo", usando como exemplo a peça "Tê".

Corrigindo a peça "Tê":

Só de bater o olho na conexão da imagem abaixo já sabemos que ali será inserido um . Porém, ao definir a peça o programa pode apresentar a indicação "Possível uso de peça inadequada por fluxo".

Observação: Se você ainda não sabe como definir uma peça, recomendamos a leitura do artigo Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder. 





Observação: Lembramos que a mensagem apresentada na imagem acima não impede o dimensionamento do projeto. Caso a peça esteja de acordo com o desejado pelo projetista, é possível eliminar as indicações conforme o artigo Como fixar uma peça?

Para entender o motivo da apresentação desta mensagem, devemos verificar as entradas e saídas do cadastro da peça "Tê" que estamos tentando inserir: 

  • Acesse ARQUIVO - Cadastro;

  • Dentro da aba Peças, procure pelo material PVC Rígido Soldável, depois Te 90 soldável, e por último a peça 25 mm;


Percebe-se que o "Tê" está cadastrado para reconhecer  duas saídas  e  apenas uma entrada , então para adaptá-lo ao nosso caso precisaremos de  duas entradas  e  uma saída .


Poderemos criar uma cópia do "Tê" conforme ensina o artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro, alterando os campos de entradas de acordo com a necessidade:

  • Assim que efetuar a cópia, acesse o cadastro "Te 90 soldável" de "25mm" copiado;
  • Clique no valor do campo Entradas e depois em ();
  • Altere a "Saída" na angulação 90º para "Entrada";

  • Dê "OK" para encerrar as edições e "OK" para fechar o cadastro.

Agora é possível ver que o programa apresenta a opção recém criada "Te 90 soldável - 25 mm" na janela de definição de Peças.



Após definir a nova peça, perceba que a indicação não é mais apresentada:



Com o procedimento descrito neste artigo é possível corrigir a indicação de  possível uso de peça inadequada por fluxo  para qualquer outra peça.