Hidrantes

Por que os hidrantes mais desfavoráveis dispõem de maior pressão disponível frente aos demais no projeto de incêndio?

Assim que efetuado o lançamento da rede de incêndio para hidrantes junto à plataforma AltoQi Builder, automaticamente são admitidos ao dimensionamento o grupo de hidrantes em uso simultâneo mais desfavoráveis hidraulicamente, como ilustrado no esquema abaixo.

Contudo, é comum analisar o desempenho hidráulico dos demais hidrantes do projeto que, intuitivamente, são classificados como mais favoráveis. Isto é preciso pois, para alguns Estados, solicita-se a verificação de pressões pelo grupo de hidrantes mais desfavoráveis, e a verificação de vazões pelo grupo de hidrantes mais favoráveis, o que convém criar diferentes grupos de hidrantes a serem analisados no projeto de incêndio.

Observação: O processo para criação de um novo grupo de hidrantes para análise está exposto no artigo técnico Verificando pressão nos demais hidrantes do projeto.

Ocorre que, se o grupo criado para os demais hidrantes, ou mais favoráveis, contempla número distinto do grupo de mais desfavoráveis, como mostra a figura abaixo para um total de 9 hidrantes no projeto com 4 em uso simultâneo, o desempenho hidráulico deste também ocasionará resultados diferentes.

Quando criado grupo com maior quantidade de hidrantes frente aos hidrantes em uso simultâneo, tem-se o seguinte fluxo:

Para o exemplo supracitado, o comparativo dos resultados entre hidrantes do grupo de mais desfavoráveis e de mais favoráveis, demonstrado na sequência, destaca a situação relatada.

Mesmo que se tenha o grupo de hidrantes mais desfavoráveis associado, conceitualmente, a uma situação mais crítica em relação aos valores de pressão, à medida que se tem um grupo de hidrantes mais favoráveis com um maior número de hidrantes, deve-se garantir uma maior vazão associada a este grupo como um todo.


Como alterar este cenário?

Algumas medidas podem ser adotadas para contornar a situação de disparidade numérica para os hidrantes de cada grupo, desfavorável e favorável, dentre elas:


Definição do número de hidrantes igual a todos os grupos

Observação: Sugere-se a não distinção entre o número de hidrantes do grupo de mais favoráveis do grupo de mais desfavoráveis ou mesmo entre qualquer grupo de hidrantes criado para análise do desempenho hidráulico.

Para alterar o número de hidrantes a serem utilizados simultaneamente (hidrantes mais desfavoráveis), sugere-se o acompanhamento do artigo técnico Alterando a quantidade de hidrantes em uso simultâneo, que dispõe das diretrizes para configurar o número de hidrantes em uso simultâneo no projeto de incêndio.


Análise de grupos de hidrantes para uma rede horizontal

É comum a apresentação deste cenário em rede de hidrantes horizontal. Recomenda-se a leitura do artigo técnico Verificação em uma rede horizontal contendo vários hidrantes para estas situações.

Com este procedimento, observa-se porque os hidrantes mais desfavoráveis apresentam melhor desempenho quanto à disponibilidade de pressão frente aos hidrantes mais favoráveis do projeto de incêndio.