Cortes, detalhes e esquemas

Como configurar as indicações de texto de diagramas e esquemas gerados no AltoQi Builder?

No AltoQi Builder é possível configurar as indicações de texto de tubos, conexões, esquemas, diagramas, detalhes, diâmetros e cotas de acordo com a necessidade do projetista.

Como configurar as indicações de texto de diagramas e esquemas gerados no AltoQi Builder?

Quando gerados automaticamente os diagramas de pressõesesquemas isométricosesquemas verticais e quadro de cargas na plataforma AltoQi Builder, são atribuídas configurações padrão para o tipo e tamanho da fonte das indicações de texto exibidas nesses desenhos.



Neste material será apresentado o procedimento para configuração dos textos que serão exibidos em peças e outros elementos quando gerado um diagrama na plataforma AltoQi Builder.
Observação:  Para configurar as indicações de texto apresentadas na planta do croqui de projeto, em detalhes isométricos e cortes, acompanhe o artigo Configurando os textos dos tubos. Já para configurar os títulos exibidos em detalhes, diagramas, esquemas e quadro de cargas, acompanhe o artigo Como configurar o título de cortes, diagramas, detalhes e esquemas gerados no AltoQi Builder?.
  • Com o programa AltoQi Builder aberto, acesse a aba Arquivo e selecione a opção Configurações...;

  • Na janela Configuraçõesselecione a aba do projeto desejado. Neste exemplo, selecionamos o projeto Hidráulico;
  • Em seguida, à esquerda da janela, dentro do grupo Preferências, selecione a opção Diagramas;
  • À direita da janela, localize a caixa de diálogo Textos;
  • Configure o tipo de fonte e altura nos campos FonteAlturaNegritoItálico e Sublinhado, conforme desejar.

A figura abaixo apresenta a sequência de comandos acima.


  • Clique em OK para salvar as alterações e fechar a janela Configurações.
Observações: Após a edição acima, as novas configurações somente serão aplicadas e visualizadas nos novos diagramas, esquemas e quadro de cargas a serem gerados. Os diagramas já gerados anteriormente não apresentarão a nova configuração. Para isso, será necessário gerá-los novamente.

Com o procedimento acima será possível configurar as indicações de texto apresentadas nos elementos dos diagramas gerados na plataforma AltoQi Builder.