Fundações

Pressão admissível variável em sapatas

Em projetos de grande área, é possível que haja variação na pressão admissível do solo ao longo da edificação, de modo que não é possível adotar a mesma pressão para todas as sapatas. Nestes casos, o Eberick permite que sejam atribuídas pressões admissíveis diferentes para cada uma das sapatas. Para fazer isso, acesse o menu Estrutura - Detalhamento - Planta de locação (botão ).

Nesta janela, serão exibidas as fundações juntamente com o seu posicionamento no terreno. É importante notar que é necessário processar a estrutura para gerar este diagrama. De todo modo, uma vez gerado, você pode alterar as pressões admissíveis. Para fazer isso, dê um clique duplo sobre a sapata em questão:

Na janela que se abre, é exibido o valor de pressão atribuído à sapata. Altere para o valor correspondente e confirme em  Ok. Ao fazer isto, a sapata será recalculada e as suas dimensões redefinidas. Ainda, acessando o menu  Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Sapatas, você verá que o valor da pressão admissível foi marcado como <VAR>. Clicando no botão  ... serão exibidos os grupos diferentes de pressão, como mostrado na imagem abaixo:

Caso deseje desfazer estas alterações, você pode ainda clicar em Aplicar padrão para que o programa altere a pressão admissível de todas as sapatas para o valor padrão da configuração.