Fundações

Erro D50 - Pressão maior que a admissível

Ao dimensionar sapatas, é necessário garantir que nenhum ponto do seu apoio ultrapasse a pressão admissível do solo. Para que isto seja possível, o programa varia as dimensões da sapata, uma vez que, quanto maior forem suas dimensões em planta, menor serão as pressões aplicadas sobre o solo.

O programa irá aumentar estas dimensões de maneira a manter uma proporcionalidade entre os lados da sapata. Caso necessário, o usuário também pode fixar um, ou dois, lados da sapata para evitar sobreposições. Se as dimensões fixadas pelo usuário não atenderem o critério de pressão, o Erro D50 é emitido. Neste sentido, a primeira medida para contornar esta situação é liberar as dimensões da sapata. Para fazer isto, abra a planilha de dimensionamento das sapatas e acesse a guia  Seção . Nesta guia, perceba que o programa disponibiliza duas colunas:  B fixo  e   H fixo.

Estas colunas são utilizadas para fixar os lados da sapata. No caso da sapata S1 acima, foram fixadas tanto a sua base quanto a sua altura. Como foram arbitrados valores menores dos que foram inicialmente determinados pelo programa, a pressão atuante na sapata torna-se maior do que o limite normativo. Caso a coluna H fixo seja desmarcada, ao recalcular a sapata, a sua altura é aumentada e ela passa a ser dimensionada:

Finalmente, ao desmarcar ambas as colunas, a sapata passa a apresentar um formato de proporções mais constantes, de modo que a sua altura é reduzida, sendo que a base aumenta:

Assim, para que esta erro seja corrigido, é necessário que ao menos uma das dimensões da sapata seja liberada. Caso isso cause uma sobreposição das fundações, o ideal é que a concepção seja revista, de modo a reduzir a área necessária para as sapatas.