Peças

Indicação - Possível uso de peça inadequada por fluxo nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio

O AltoQi Builder emite alertas em forma de  triângulos amarelos  e  vermelhos  no projeto, indicando situações que requerem atenção. Estas indicações auxiliam o usuário a verificar possíveis problemas de lançamento ou dimensionamento existentes no projeto.

Observação:  Para verificar qual a mensagem que esse triângulo traz, passe o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida. O artigo Triângulos vermelhos e amarelos: o que significam? apresenta mais informações sobre estas indicações.



Quando essa mensagem é "Possível uso de peça inadequada por fluxo" deve-se verificar se o sentido de fluxo (flecha apresentada na metade dos condutos) está de acordo com o escoamento que o fluído deverá seguir no interior dos condutos.

A partir da verificação acima, existem duas possíveis soluções:

1. O sentido de fluxo das tubulações não está de acordo com o sentido de escoamento

Se por acaso você perceber que um destes sentidos não está correto, você pode ajustá-lo como ensina o artigo Como inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?.

2. O sentido de fluxo das tubulações está de acordo com o sentido de escoamento

Nestes casos a indicação está sendo apresentada, pois os condutos que estão entrando e saindo da peça não estão de acordo com a forma que ela foi cadastrada no programa. Um exemplo muito comum é a peça "Tê" que pode ter duas diferentes combinações (2 entradas e 1 saída ou 1 entrada e 2 saídas), mas apenas a opção de 1 entrada e 2 saídas está cadastrada no programa.

Observação: Caso o projetista deseje manter a peça que possui a indicação sem que emita a mensagem, é possível através do procedimento do artigo Como fixar uma peça?

É possível verificar como a peça está cadastrada no programa e até mesmo alterá-la seguindo os passos do artigo  Exemplo: Corrigindo a indicação de possível uso de peça inadequada por fluxo nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio.