Peças

Como adicionar as peças de situação mais desfavorável (pontos críticos) no Gerenciador do projeto de gás e hidráulico?

Para a geração da planilha de pressões, ou memorial de cálculo, junto à plataforma AltoQi Builder, é preciso, inicialmente, incluir na janela Gerenciador, a conexão ou peça que se deseja analisar.

Quando desejada a análise das conexões de situação mais desfavorável no que diz respeito à pressão disponível, cenário fundamental a ser atendido nos projetos de Gás e Hidráulico, é preciso adicionar estes elementos críticos no Gerenciador para, posteriormente, gerar a planilha de pressões correspondente.

Observação: Para analisar a planilha de pressões em qualquer outro ponto ou conexão do projeto, é preciso adicioná-lo ao Gerenciador. Para tal processo, sugerimos o acompanhamento do artigo técnico Adicionando peças ao Gerenciador.
  • Na janela Edificação (aba ), abra o croqui de projeto do pavimento desejado, seja GásHidráulico, ou Incêndio, efetuando um duplo clique no mesmo;
  • Com o croqui de projeto aberto, acesse a guia Operações - grupo Exibir, e selecione o comando Gerenciador;

  • Na janela Gerenciador apresentada à direita da tela do programa, selecione o comando Opções (botão ) - opção Adicionar pontos críticos e selecione o projeto correspondente, Projeto hidráulico ou Projeto de gás, conforme destacado em vermelho na figura abaixo.

  • Assim que adicionados os pontos críticos, perceba que, no Gerenciador, serão adicionados elementos com nomenclatura do croqui de lançamento (detalhe isométrico, por exemplo), em que a peça de utilização de cenário crítico está contemplada, seguido da indicação da peça, como mostra a figura abaixo para o projeto hidráulico.


Para proceder com a geração da planilha de pressões para as peças desejadas, acompanhe o procedimento detalhado no artigo técnico  Como gerar o relatório da planilha de pressões (memorial de cálculo) das peças no projeto de gás, hidráulico e de incêndio?.