Vigas

Aviso 08 - Viga com carga negativa

Em algumas situações, pode ocorrer carregamento distribuído negativo sobre um ou mais trechos de uma viga. Normalmente, isto está relacionado às reações de apoio das lajes adjacentes. Uma situação comum de análise é quando as lajes adjacentes apresentam valores de vão muito distintos, como mostrado na grelha da figura abaixo:

Perceba que no caso mostrado acima, os deslocamentos da laje de maior vão fazem com que a laje de menor vão seja alavancada. A viga na borda da laje de menores dimensões tende a restringir estes deslocamentos, de modo que é criada uma carga puxando-a para cima. Isto faz com que o carregamento da viga seja negativo. Com isto, o diagrama de momentos fletores da viga pode ficar invertido em relação ao usual:

Para entender por que isto pode alterar os detalhamentos realizados pelo programa, é interessante compreender que o programa faz a distinção de nós e vãos com base nos diagramas de momentos fletores:

  • Verifica a existência de momento fletor negativo no meio do vão;
  • Compara o momento negativo máximo no meio do vão com o momento negativo nos nós, feito pela envoltória
  • Caso ocorra momento maior que o do apoio, é feito um dimensionamento com a seção invertida.

Nestes casos, o programa emitirá o Aviso 08 - Viga com carga negativa. Quando isto ocorre, há dois aspectos do detalhamento que devem ser observados pelo usuário:

  • Não é feito escalonamento das barras;
  • Não se garante a ancoragem das barras no apoio.

Isto ocorre porque o detalhamento é feito com base em armadura dupla. Este aviso existe para que o usuário verifique o detalhamento e o adeque. Neste sentido, há duas opções para contornar esta situação:

  • Você pode alterar a concepção para que estas cargas sejam menos expressivas. Esta solução deverá ser adequada para cada caso, mas, no exemplo utilizado acima, poderia ser interessante manter os vãos mais similares, evitando o alavancamento da laje de menor dimensão.
  • Na maioria das situações, a solução é simplesmente emendar as armaduras negativas com a dupla. Isto pode ser feito utilizando o editor de armaduras, ou então aumentando o valor do campo Distância máx. para unir negativos, disponível na aba Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Vigas - Otimização.