Pilares

Erro D09 - Nenhuma bitola configurada pode ser usada

Ao realizar o dimensionamento de pilares, é possível que seja apresentado o Erro D9 - Nenhuma bitola configurada pode ser utilizada. Esta mensagem de erro indica que nenhuma das bitolas configuradas para o detalhamento resultou em um detalhamento válido. Para resolver este erro, deve-se verificar primeiramente qual o erro apresentado em cada bitola, e resolver estes erros para que o dimensionamento tenha sucesso.

Por que ocorre este erro?

Ao realizar o dimensionamento de elementos no AltoQi Eberick, é calculada uma área de aço necessária para atender aos esforços calculados. Esta área de aço pode ser atendida por diferentes quantidades de barras de diferentes, de acordo com os diâmetro disponíveis:

Por este motivo, ao calcular a área de aço necessária para um elemento no AltoQi Eberick, o programa irá tentar atender a esta área de aço com todos os diâmetros habilitados nas configurações. Para cada diâmetro, será realizado o detalhamento de armadura, e esta será verificada quanto às restrições normativas. Cada diâmetro (bitola) de armadura disponível, portanto, terá um resultado distinto.

Caso nenhuma das bitolas habilitadas apresente um resultado positivo, isto é, algum erro de dimensionamento tenha ocorrido para todas as bitolas disponíveis, então o erro D09 é apresentado.

Como resolver o erro

Para resolver o erro D09, portanto, deve-se compreender por que motivo nenhuma das bitolas apresentou resultado positivo. Para isso, verifique qual foi o resultado apresentado para cada bitola através do botão "Erros" () na janela de dimensionamento dos pilares:

Ao clicar neste botão, será apresentado o resultado de cada bitola:

Deste ponto em diante, deve-se compreender cada erro apresentado de forma específica. Para isso, pode-se utilizar os artigos disponíveis no QiSuporte. Para este exemplo, podem ser verificados os artigos Erro A02 - Espaçamento entre barras menor que o permitidoErro A07 - Taxa de armadura maior que a configurada e Erro A13 - Diâmetro muito elevado. Caso os erros apresentados em seu projeto sejam diferentes destes, então leia os artigos correspondentes aos erros apresentados para compreender o motivo dos erros e qual sua solução.