Vigas

Instabilidade lateral: conclusões

Quando vigas esbeltas são usadas, a instabilidade lateral pode ser, em alguns casos, a causa do esgotamento da capacidade resistente da peça antes que seja atingido o estado limite último por flexão. Por conta disto, é interessante que este fenômeno seja verificado.

Instabilidade lateral: conclusões

A verificação prescrita pela NBR 6118:2014 no item 15.10  relativo a instabilidade lateral em vigas de concreto armado é simplificada: não apresenta uma relação entre vão, altura e largura e não apresenta a determinação de um momento crítico. Já a verificação proposta pelo "British Code CP 110" se comparada com a NBR 6118:2007 é menos conservativa, e sugere ainda uma segunda verificação em função do vão, altura útil e largura da viga. Quando os limites estabelecidos pela NBR 6118:2007 para a ocorrência da instabilidade lateral em vigas de concreto armado forem ultrapassados, pode-se utilizar a estimativa do valor do momento crítico Mcr, proposta por MARSHALL (1969), conforme R. PARK AND T. PAULAY (1975).

O valor do momento crítico é dado por:

Onde:

O valor do momento crítico Mcr é comparado com o momento fletor de cálculo Mdx máximo atuante na viga. Quando  Mcr <  Mdx , existe a possibilidade de esgotamento da capacidade da viga por instabilidade lateral. Entende-se por Mdx = γfMx.