Dimensionamento

Dimensionamento dos condutos pluviais

Os elementos para escoamento das águas pluviais devem ser dimensionados para as chuvas intensas, de modo que sejam drenadas integralmente e em espaço de tempo pequeno, evitando-se a ocorrência de alagamentos, transbordamentos e infiltrações. 
A plataforma AltoQi Builder inicialmente define a vazão a ser escoada, multiplicando-se a área S, sobre a qual cai a chuva, pelo valor de intensidade de precipitação configurado nas propriedades da edificação, conforme a equação abaixo:
Onde:
  1. Q: vazão a escoar;
  2. S: área de cobertura do coletor pluvial;
  3. p = Intensidade de precipitação(mm/h).
Observação: O artigo Definindo a área de cobertura de um coletor pluvial apresenta como definir a contribuição de cada trecho de calha ou tubo.
 
O processo de determinação do diâmetro dos tubos pluviais é realizado no programa através de iterações. Assim, o valor da vazão necessária é comparado com a vazão máxima que se obtém a partir de um diâmetro adotado. Se este valor for inferior a esta vazão de escoamento, o cálculo é refeito para o diâmetro imediatamente superior, até que seja fornecido uma vazão igual ou superior à exigida.

Determinação da vazão Máxima

As etapas de cálculo da vazão máxima, para um determinado diâmetro, são realizadas da seguinte forma:
  1. Adota-se um diâmetro;
  2. calcula-se o raio hidráulico através da equação abaixo:
Onde:
  1. A: corresponde à área molhada;
  2. P: corresponde ao perímetro molhado.
Para o cálculo destes valores, é utilizado o valor configurado na aba " Arquivo" - " Configurações" -  " Projeto Sanitário" - " Dimensionamento" - " Pluvial", item " Fluxo na seção horizontal e vertical".
Este valor indica como funcionará a seção da tubulação, de modo que 100% corresponde ao escoamento à seção plena. A figura abaixo apresenta conduto parcialmente cheio:
Após a determinação do raio hidráulico, calcula-se a velocidade no tubo, através da Fórmula de Chézy com coeficiente de Manning, aplicada a escoamentos em regime turbulento uniforme:
Onde:
  1. I: corresponde à declividade dos condutos
  2. n: é Coeficiente de Manning, configurado no Cadastro de peças, no Grupo Propriedades Hidráulicas, item "Coeficiente de Manning".
Finalmente, com o valor da velocidade nos condutores e o valor da área molhada da seção, determina-se o valor da vazão máxima no tubo, através da equação:
Fazendo-se o cálculo inverso, é possível determinar o valor exato do diâmetro necessário para suprir a vazão exigida, sendo este o processo adotado pelo programa. O valor exato do diâmetro é indicado no Relatório do respectivo trecho tubulação como "Diâmetro calculado" ou nos comandos Verificar diâmetros e Dimensionar tubos.