O reservatório de águas pluviais é responsável por armazenar a água captada de telhados e áreas não circuláveis, de modo que esta seja aproveitada para fins não potáveis, como o abastecimento de torneiras de jardim e vasos sanitários. Assim, torna-se essencial compreender os diferentes métodos de cálculo a serem adotados para obter a capacidade deste elemento de reservação.
Na plataforma QiBuilder estão disponíveis três métodos para obtenção do volume do reservatório de água da chuva lançado na rede "Alimentação" do projeto Hidráulico, detalhados na série de artigos listada a seguir.
- Dimensionamento do reservatório de água da chuva: Método de Rippl
- Dimensionamento do reservatório de água da chuva: Método da simulação
- Dimensionamento do reservatório de água da chuva: Método Azevedo Neto (Presente artigo)
Para realizar o lançamento do reservatório de água na chuva e definir um dos métodos discriminados acima, acompanhe o artigo técnico Lançando um reservatório de água da chuva. |
Método Azevedo Neto
Procedimento de cálculo proposto por Azevedo Neto que, diferente dos demais, leva em conta a precipitação média anual e os meses de pouca precipitação ou seca.
Volume do reservatório (V)
A capacidade do reservatório é obtida do produto entre a precipitação anual, o número de meses de pouca precipitação ou seca, e ainda, a área de coleta projetada, como apresentado na equação a seguir.
Em que,
- V: volume útil estimado para o reservatório, em m³;
-
P: precipitação anual, em mm;
-
A: área de coleta em projeção, em m2;
-
T: valor numérico do número de meses de pouca chuva ou seca.
- 1/1000: conversão de unidade mm para m.
Precipitação anual (P)
Diz respeito à precipitação total para um ano, ou seja, a média do somatório das chuvas médias mensais (CMM) para a quantidade de anos analisados que, neste caso, é um ano, como ilustrado na equação a seguir.
Em que,
- P: precipitação anual, em mm;
-
CMM: chuva média mensal, em mm;
- 1: período de um ano.
Para considerá-la, cabe incluir a chuva média para cada mês, em mm, no campo Chuva média mensal (mm) na janela Propriedades da edificação.
Na janela Edificação, selecione o comando Editar propriedades (botão ![]() |
Número de meses de pouca chuva ou seca (T)
Para assumir a quantidade de meses em que é observada redução da precipitação ou mesmo períodos de seca, é preciso incluir o respectivo valor numérico no campo Número de meses de pouca chuva ou seca na janela Propriedades da edificação acima mencionada.
Área de coleta em projeção (A)
Área admitida para a coleta de águas pluviais. Para que seja admitida no dimensionamento do reservatório, é preciso preenchê-la no campo Área de captação (m²) na janela Propriedades do reservatório.
Após qualquer alteração de parâmetros que influenciem no seu dimensionamento, utilize o comando "Processar" para que as informações de cálculo sejam atualizadas, como descrito no artigo técnico Como processar o dimensionamento no QiBuilder?. |
Com este artigo técnico, é possível compreender o dimensionamento do reservatório de água da chuva pelo Método Azevedo Neto para reserva de águas pluviais em seu projeto hidráulico. Para gerar o relatório do dimensionamento do reservatório, o procedimento é equivalente ao descrito no artigo técnico Como gerar o relatório de dimensionamento de uma unidade de tratamento?.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.