Dimensionamento

Dimensionamento de reservatório de água da chuva: Método Azevedo Neto

O reservatório de águas pluviais é responsável por armazenar a água captada de telhados e áreas não circuláveis, de modo que esta seja aproveitada para fins não potáveis, como o abastecimento de torneiras de jardim e vasos sanitários. Assim, torna-se essencial compreender os diferentes métodos de cálculo a serem adotados para obter a capacidade deste elemento de reservação.

Método Azevedo Neto

Procedimento de cálculo proposto por Azevedo Neto que, diferente dos demais, leva em conta a precipitação média anual e os meses de pouca precipitação ou seca.

Volume do reservatório (V)

A capacidade do reservatório é obtida do produto entre a precipitação anual, o número de meses de pouca precipitação ou seca, e ainda, a área de coleta projetada, como apresentado na equação a seguir.
Em que,
  1. V: volume útil estimado para o reservatório, em m³;
  2. P: precipitação anual, em mm;
  3. A: área de coleta em projeção, em m2;
  4. T: valor numérico do número de meses de pouca chuva ou seca.
  5. 1/1000: conversão de unidade mm para m.

Precipitação anual (P)

Diz respeito à precipitação total para um ano, ou seja, a média do somatório das chuvas médias mensais (CMM) para a quantidade de anos analisados que, neste caso, é um ano, como ilustrado na equação a seguir.
Em que,
  1. P: precipitação anual, em mm;
  2. CMM: chuva média mensal, em mm;
  3. 1: período de um ano.
Para considerá-la, cabe incluir a chuva média para cada mês, em mm, no campo Chuva média mensal (mm) na janela Propriedades da edificação.
 
ObservaçãoNa janela Edificação, selecione o comando Editar propriedades (botão  ). Em seguida, na aba   Projetos , localize o grupo   Projeto hidráulico - Alimentação

Número de meses de pouca chuva ou seca (T)

Para assumir a quantidade de meses em que é observada redução da precipitação ou mesmo períodos de seca, é preciso incluir o respectivo valor numérico no campo Número de meses de pouca chuva ou seca na janela Propriedades da edificação acima mencionada.

Área de coleta em projeção (A)

Área admitida para a coleta de águas pluviais. Para que seja admitida no dimensionamento do reservatório, é preciso preenchê-la no campo Área de captação (m²)  na janela Propriedades do reservatório.
 
Observação: Após qualquer alteração de parâmetros que influenciem no seu dimensionamento, utilize o comando " Processar" para que as informações de cálculo sejam atualizadas.
 
Com este artigo técnico, é possível compreender o dimensionamento do reservatório de água da chuva pelo Método Azevedo Neto para reserva de águas pluviais em seu projeto hidráulico. Para gerar o relatório do dimensionamento do reservatório, o procedimento é equivalente ao descrito no artigo técnico Como gerar o relatório de dimensionamento de uma unidade de tratamento?.