Vigas

Aviso 26 - Possibilidade de instabilidade lateral

Quando vigas esbeltas são usadas, a instabilidade lateral pode ser, em alguns casos, a causa do esgotamento da capacidade resistente da peça antes que seja atingido o estado limite último por flexão. Por conta disto, é interessante que este fenômeno seja verificado.

Aviso 26 - Possibilidade de instabilidade lateral

As vigas de concreto armado dimensionadas à flexão, quando não possuem travamento lateral garantido por lajes, estão sujeitas à instabilidade lateral. Esta instabilidade é devida ao fenômeno de flambagem da região comprimida da viga, que incorre em deformação acompanhada da rotação da seção transversal:

Vigas moldadas in-loco

A norma NBR 6118:2014, no item 15.10, prescreve que a segurança a este efeito deve ser garantida através de procedimentos apropriados. Como um procedimento aproximado, a norma indica que pode-se verificar a largura da seção comprimida da viga com alguns limites, isto é:

 

Onde:

  • b é a largura da zona comprimida da viga;
  • h é a altura total da viga;
  •  é o comprimento do flange comprimido, medido entre os suportes que garantam contraventamento lateral;
  • βfl é um coeficiente que depende do formato da viga (Tabela 15.1 da norma)

A tabela 15.1, para obtenção do coeficiente βfl é a tabela abaixo, que dá o valor do coeficiente em função do formato da viga:

 

Vigas pré-moldadas

Para os elementos de viga pré-moldada, o AltoQi Eberick realiza a mesma verificação, porém de acordo com o item 6.1.6 da norma NBR 9062:2017, que diz que a verificação simplificada da estabilidade lateral das vigas pré-moldadas deve ser realizada de acordo com os seguintes critérios:

 

 

Onde L é o comprimento da flange comprimida, medido entre os apoios, e h é a altura total da viga, considerando a seção de 2º estágio de concretagem, caso exista.

Como resolver o aviso

O AltoQi Eberick verifica a estabilidade lateral da viga com estas verificações simplificadas da norma. Portanto, nos casos em que a viga não possui nenhuma laje garantindo a estabilidade lateral da zona comprimida, o AltoQi Eberick irá verificar os critérios acima, e caso eles não sejam respeitados irá emitir o Aviso 26 - Possibilidade de instabilidade lateral. Esta mensagem é um aviso (e não um erro de dimensionamento) pois entende-se que o critério normativo é simplificado, portanto a estabilidade lateral da viga pode ser verificada por métodos mais precisos.

Desta forma, o projetista deve decidir se irá realizar uma verificação mais detalhada da estabilidade lateral, ou se irá respeitar a verificação simplificada das normas. Caso realize verificação mais detalhada, pode-se ignorar o aviso. Caso não seja realizada nenhuma outra verificação, então deve-se alterar a geometria da viga, aumentando sua largura ou reduzindo a distância entre os apoios.