Vigas

Como lançar vigas de transição?

Em certos casos, é necessário que um pilar nasça sobre um pavimento. Esta situação é observada com frequência na transição de pavimentos de garagem com os demais pavimentos, onde não é possível seguir de maneira contínua com as prumadas de pilares devido à interferências entre as arquiteturas. Estas novas prumadas usualmente são lançadas sobre vigas, denominadas como vigas de transição.

Como o apoio do pilar é feito sobre um elemento deslocável e não fixo, como uma fundação, há alguns esforços adicionais que são gerados por conta destes deslocamentos.

Como lançar vigas de transição?

No presente artigo, apresentamos os passos sugeridos para lançamentos de novas prumadas nascendo sobre vigas no AltoQi Eberick. Para exemplificar estes passos, partimos da situação abaixo:

Para lançar estes elementos no programa, em um primeiro momento, devemos inserir os pilares em suas devidas posições:

  • Acesse o croqui do pavimento Baldrame e insira o pilar P1 na sua posição, através do comando Lançamento - Pilares - Pilar (botão mceclip1.png)
  • Altere para o croqui do pavimento Térreo e insira o pilar P2 na posição onde este irá nascer, através do mesmo comando Lançamento - Pilares - Pilar

Agora, é necessário copiar os pilares para seus pavimentos adjacentes, a fim de gerar sua continuidade:

  • Para copiar o pilar P1 para o pavimento Térreo, acesse o croqui do Baldrame e execute o comando Lançamento - Pilares - Copiar pilares para outros pavimentos (botão ). Como pavimento destino, selecione o pavimento Térreo

  • Para o pilar P2, repita o passo anterior através do croqui Térreo, e selecionando o Superior como pavimento destino

Com os pilares definidos, podemos inserir a viga que fará a transição. A viga de transição deve ser inserida no pavimento Térreo, suportando o pilar P2 nascendo sobre ela:

  • Insira a viga através do comando Elementos - Vigas - Adicionar, selecionando corretamente os pontos de apoio, bem como o pilar que fará a viga de transição

  

Observação: elementos de transição usualmente estão sujeitos a elevados esforços solicitantes. Portanto, deve ser considerada uma seção capaz de suportar tais esforços gerados pelo apoio de um pilar em seu vão, permitindo seu dimensionamento.

Caso não seja possível visualizar as indicações de continuidade dos pilares,  acesse o menu Estrutura - Configurações - Desenho - Entrada gráfica - Pilares e habilite o item Continuidade dos pilares. Após finalizar este lançamento, o pilar superior estará apoiado sobre uma viga de transição em seu projeto.

 Download:

Viga_transição.prj