Indicações de triângulo

Indicação - Conduto direcionado para a angulação incorreta

O AltoQi Builder emite alertas a partir de indicações de  triângulos amarelos e  vermelhos no projeto com a finalidade de atrair a atenção do usuário para o ponto em que é exibido tal triângulo. Estas indicações, detalhadas no artigo técnico Triângulos vermelhos e amarelos: o que signific am?, permitem que o projetista verifique possíveis problemas associados ao lançamento ou dimensionamento no projeto.
 
Observação:  Para verificar qual a mensagem que a indicação de triângulo traz, segure o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida em seguida.

Quando essa mensagem é Conduto direcionado para a angulação incorreta, que se restringe ao projeto Sanitário, significa que o tubo apresenta ângulo de inclinação que provoca o fluxo contrário à inclinação admissível para a natureza da rede deste tubo.

A imagem seguinte ilustra a apresentação desta mensagem e, logo abaixo, estão elucidados os motivos de sua apresentação e as diretrizes à solução deste cenário.

 
Por que esta mensagem é apresentada?

A apresentação da angulação incorreta pode advir de diferentes cenários. Primeiro, é preciso compreender o significado de uma angulação correta.

A natureza da rede de cada tubo, seja esta esgoto, ventilação, ou pluvial, está associada a uma angulação. Esta última, por sua vez, é estabelecida de acordo com a elevação da conexão a montante e a jusante do tubo, como mostra a imagem abaixo.

  • Rede "Esgoto" - Angulação no sentido de cima para baixo;
  • Rede "Ventilação" - Angulação no sentido de baixo para cima;
  • Rede "Pluvial" - Angulação no sentido de cima para baixo.

Nos casos em que esta angulação não é posta em prática, o programa emitirá a mensagem supracitada, e a resolução desta mensagem depende do elemento em que está localizada.

Os cenários mais comuns de aparecimento desta mensagem são os seguintes:

Peça "Ramal de ventilação"

Por padrão, o lançamento dos elementos do projeto Sanitário é dado em planta, e em uma altura padronizada. Ao lançar o ponto Ramal de ventilação, que interliga a rede Ventilação à rede Esgoto, a angulação incorreta aparece pois esta peça é uma conexão especial e, no Modelo 3D, está associada a um desvio da rede Esgoto.

Para corrigir esta situação, atualize automaticamente a elevação das conexões sanitárias de acordo com a inclinação dos tubos com uso do comando "Aplicar inclinação", como ilustrado no artigo técnico Exemplo: Aplicando inclinações nas tubulações sanitárias.

Tubos

Há duas situações principais em que a mensagem de angulação incorreta é emitida em tubulações:

Ao fazer uso do comando  "Aplicar inclinação"  não foram selecionadas todas as conexões do ambiente ou pavimento

É comum selecionar somente conexões específicas para que as inclinações dos tubos sejam ajustadas com emprego do comando "Aplicar inclinação", detalhado no artigo técnico Como aplicar inclinação nos tubos da rede sanitária?.

Quando nem todas as conexões que influenciam sobre os tubos do ambiente são selecionadas, a elevação de tais conexões não é ajustada. Para solucionar esta situação:

  • Acesse o comando "Aplicar inclinação" novamente, como apresentado no artigo acima referenciado;
  • Perceba que a barra de comandos inferior solicitará "Aplicar inclinação - Selecione";
  • Neste instante, selecione todas as conexões do ambiente ou pavimento de lançamento e dê sequência ao procedimento padrão supracitado.

 

Foi alterada a elevação de uma peça a jusante, que não resulta na angulação correta

Quando alterada a elevação de uma das conexões da extremidade de um tubo, é possível que a elevação indicada não atenda ao sentido da angulação do tubo, como segue na ilustração indicada anteriormente.

Como ilustração, observe o esquema abaixo. Ao acessar a janela Propriedades para ambas as conexões que formam o tubo, a Posição Z de cada conexão retrata uma angulação inadequada, o tubo de esgoto estaria subindo e não descendo e, por isso, é apresentada indicação de angulação incorreta.

Para solucionar esta situação, altere a elevação da peça já lançada, de modo que a angulação do tubo resulte do fluxo correto que, para a rede de esgoto é de cima para baixo.

Observação: O esquema acima é apenas ilustrativo. Para acessar a janela Propriedades e alterar a elevação da conexão, recomendamos o acompanhamento do artigo técnico Alterando a elevação de uma peça já lançada.
 

O resultado da alteração é ilustrado na sequência, perceba que a indicação de triângulo desaparecerá.

Com as alternativas acima, serão solucionadas as indicações de angulação incorreta apresentadas em seu projeto.