Estruturas Pré-Moldadas

Aviso 68 para a estabilidade do aparelho de apoio

O Aviso 68 - Erro de dimensionamento do aparelho de apoio do consolo CXX é emitido sempre que alguma (ou mais de uma) das verificações de dimensionamento não atende aos limites, inviabilizado o cálculo da almofada de neoprene.

Aviso 68 para a estabilidade do aparelho de apoio

Como visto no artigo Estabilidade do aparelho de apoio, a verificação da estabilidade pode ser dispensada quando a altura h do aparelho de apoio é inferior a 20% do valor de a


Caso esta condição não seja satisfeita, será necessário verificar a estabilidade, a qual pode ser assegurada pela inequação abaixo: 


Neste caso, podemos identificar alguns parâmetros para viabilizar o dimensionamento do aparelho de apoio:

  • É possível alterar a rigidez transversal G (correspondente à dureza) do aparelho de apoio. Este valor representa a compressibilidade do aparelho de apoio e pode ser alterado acessando o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM - Dureza, como mostrado na imagem abaixo.
  • Adotar um valor de espessura menor ajuda a aumentar a tensão limite no aparelho de apoio. Além disso, valores menores do que 20% da dimensão do aparelho de apoio dispensarão a verificação.

  • A tensão máxima σmax. O valor da tensão pode ser reduzido de duas maneiras: diminuindo a solicitação sobre o consolo, ou aumentando o aparelho de apoio. Neste caso, recomendo a leitura do artigo Aviso 68 para compressão do aparelho de apoio, que fornece algumas alternativas para alterar essas dimensões

Tomando uma das medidas acima, ou elas em conjunto, o aparelho de apoio deve ser dimensionado normalmente.

Colaborador: Fábio de Marchi