Pressão

Compreendendo os avisos apresentados no simulador de pressões

Ao acessar o simulador de pressões na plataforma AltoQi Builder, é possível que o programa apresente algumas indicações, triângulos vermelhos e amarelos, com a finalidade de indicar ao usuário possíveis problemas na definição das peças. 

Triângulos amarelos

Os triângulos amarelos indicam que a peça definida é inadequada quanto à geometria para a situação de projeto. Isto significa que a peça em questão não possui a angulação de fluxo ou número de entrada definidos no cadastro de peças do programa, se comparado com a conexão na qual ela foi lançada no projeto, como apresentado no artigo Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio.
Para ajuste desta questão, é possível que se altere a peça pelo próprio simulador de pressões. Portanto, clique na coluna à esquerda do trecho desejado, como mostrado na imagem abaixo. Em seguida altere a peça no quadro " Conexão inicial".
  
  
Caso prefira alterar diretamente no croqui utilize o comando " Definir peças pendentes" na aba " Operações".
Para que as alterações efetuadas pelo simulador de pressões sejam aplicadas ao projeto é necessário marcar o campo " Aplicar alterações nas peças que tenham sido trocadas", destacado na imagem abaixo.
  
  

Triângulos vermelhos

Já quando é apresentado o triângulo vermelho, o programa quer indicar que naquele ponto nenhuma peça foi definida, e, por este motivo, o comprimento equivalente deste trecho é zero, como pode ser visto na figura a seguir.
 
  
Para corrigir esta situação é necessário primeiramente identificar o trecho a partir do diagrama de pressões. Feche o Diagrama e encontre a conexão em questão. Note que ela apresentará uma indicação em amarelo com a Indicação - Conexão sem peça associada.

Observação:  Para acessar o diagrama de pressões de uma peça em específico, acesse o Gerenciador, na guia Operações – grupo Exibir, e clique com o botão direito do mouse sobre a peça em questão, selecionando a opção "Diagrama de pressões";
 
Selecione a conexão e acesse a aba " Operações" e clique no comando " Definir peças pendentes" e selecione a peça desejada. Após este procedimento a indicação em vermelho não será mais apresentada dentro do simulador.