Estruturas Pré-Moldadas

Ligações semirrígidas em vigas pré-moldadas

Por serem elementos que não possuem solidarização por parte do concreto, vigas pré-moldadas precisam de mecanismos adicionais para garantir algum tipo de continuidade de esforços entre pilares. No Eberick, isto pode ser feito de duas maneiras diferentes. Neste artigo, me restringirei à utilização de barras passantes.

Barras passantes são barras longitudinais posicionadas na região de segundo estágio de concretagem de vigas pré-moldadas. Estas barras são posicionadas de modo que conectem duas vigas em faces opostas de um pilar. Isto faz com que a rotação apresentada por uma viga seja restringida pela viga oposta, de modo que são criados momentos negativos na região do seu apoio. No modelo abaixo, as barras passantes são representadas em rosaindicação 5.



Para atribuir uma ligação por barra passante no Eberick, você deve acessar a janela de lançamento da viga em questão e então o botão  Modelo. Na janela que se abre, perceba que o programa fornece algumas opções de ligação:
 
 
Perceba que o programa faz uma distinção entre os vínculos inicial e final da viga, representando suas extremidades opostas. Para habilitar uma barra passante, as seguintes propriedades deverão ser habilitadas:
  • Vínculo inicial/final: por padrão, o vínculo de uma viga pré-moldada é definido como rotulado. Para habilitar as barras passantes, deve ser selecionada a opção Semi-rígido.
  • Tipo: o tipo da ligação deve ser selecionado como Barra passante. O programa ainda permite que o usuário determine um fator de restrição automaticamente. Neste caso, é necessário que o projetista preveja, manualmente, um mecanismo de transferência de esforços, uma vez que o programa não realizará nenhum tipo de detalhamento correspondente.
  • Diâmetro da barra: corresponde ao diâmetro de barra que será utilizado para realizar esta ligação
  • Quantidade de barras: número de barras utilizado na ligação

Havendo definido estas informações, o programa irá calcular um fator de restrição com base nas configurações adotadas. É importante notar ainda que há algumas restrições para o uso de barras passantes:

  • A viga deve ter 2º estágio de concretagem: como as barras devem ser concretadas na parte superior da viga, somente poderão ser posicionadas caso a viga possua um segundo estágio de concretagem.

  • A viga de ser perpendicular à face do pilar: como as barras são posicionadas longitudinalmente à viga, caso esteja inclinada em relação ao pilar, este pode não dispor de área útil para posicioná-las.

Observadas estas restrições, a estrutura poderá ser processada normalmente, sendo que os diagramas de momentos fletores das vigas já devem apresentar momentos negativos em suas extremidades, como mostrado abaixo:


Além disso, os pilares de apoio já serão detalhados com seus furos correspondentes, como mostrado abaixo: