Dimensionamento

Erro L72 - Parede apoiada em elemento inválido

Durante a construção do modelo estrutural o Eberick verifica se todas as paredes estruturais estão devidamente apoiadas sobre elementos de apoio, os quais irão receber as reações das paredes e redistribuir seu carregamento. Esta verificação é realizada pelo programa junto ao pavimento de transição e caso uma das paredes esteja com uma condição de apoio desfavorável ou apoiada em um elemento inválido, será emitido o Erro L72.

Este artigo mostra quais situações de lançamento podem acarretar em erros de apoio das paredes durante o processamento da estrutura.


Trecho de parede apoiado em viga de menor espessura

Os elementos de apoio das paredes estruturais devem possuir uma largura suficiente para apoiar toda espessura dos blocos. Caso a viga de apoio possua uma espessura menor que os blocos da parede, parte do elemento estará apoiada no vazio, ocasionando o Erro L72.


Para corrigir esta situação deve-se avaliar o lançamento das paredes e vigas de apoio, de modo que a seção da viga seja compatível (maior ou igual) com a espessura da parede.


Projeção do eixo da parede em relação ao eixo da viga

Para que o Eberick reconheça corretamente as condições de apoio das paredes sobre vigas, é necessário que estes elementos atendam a certos requisitos de alinhamento. Portanto, será verificado o alinhamento dos eixos da parede e viga de apoio, e caso não atendam à seguinte relação, será emitido o erro L72:


Para corrigir esta situação deve-se avaliar o alinhamento das paredes e vigas de apoio. No caso do baldrame, por exemplo, isto pode ser realizado no croqui do pavimento de transição, sobrepondo a posição da viga de apoio com a projeção do pavimento de alvenaria imediatamente acima. Assim é possível reposicionar a viga de apoio, de modo que nenhuma face da parede de cima fique "para fora" da viga de apoio.


Parede apoiada em viga sem rigidez

As vigas de apoio das paredes de alvenaria devem possuem rigidez suficiente para absorver e redistribuir os carregamentos aplicados. Caso alguma das paredes de alvenaria esteja apoiada sobre uma viga sem rigidez, será emitido o Erro L72.

Para corrigir esta situação será necessário considerar a rigidez do elemento de apoio. Para isso, acesse a janela de lançamento do viga de apoio e clique sobre o botão "Modelo", nesta janela desabilite a opção "Viga sem rigidez".



Parede estrutural apoiada em laje

As paredes de alvenaria estrutural devem estar sempre apoiadas sobre vigas, caso estejam apoiadas diretamente sobre lajes será emitido o Erro L72. O Eberick apenas permite o apoio sobre lajes de paredes que não possuem função estrutural, como paredes de vedação ou paredes de alvenaria estrutural baixas.

Para corrigir este erro de lançamento será necessário incluir uma viga imediatamente abaixo da parede estrutural, dividindo o painel de laje.