Estruturas Pré-Moldadas

Aviso 66 e 67 - Dimensão insuficiente do aparelho de apoio no consolo CXX

Os avisos 66 e 67 são emitidos sempre que as dimensões do aparelho de apoio tornem-se menores do que 5cm. Isto pode acontecer em dois momentos distintos, sendo que há critérios diferentes para cada um deles: quando a viga se encontra apoiada longitudinalmente ao consolo, para a qual é emitido o aviso 66, e quando se encontra apoiada inclinada ao consolo, para a qual o programa emite a aviso 67. 

Aviso 66 - Dimensão insuficiente do aparelho de apoio no consolo CXX

Conforme mostrado no artigo Dimensões mínimas do aparelho de apoio, as dimensões do aparelho de apoio dependem das dimensões da viga nele apoiada, do consolo onde se apoia e dos afastamentos configurados no programa. As relações entre estes valores são expressas abaixo (você pode clicar na imagem para ampliá-la):


Nesta situação, caso b ou forneçam valores menores do que 5.0cm, o aviso será emitido. Você pode conferir estes valores acessando a planilha de dimensionamento dos pilares pré-moldados e então Relatórios - Consolos (botão ), na tabela Dimensionamento do aparelho de apoio, como mostrado abaixo:


No caso dos consolos representados acima, por exemplo, será exibido o Aviso 66 para o consolo C1, por conta de sua base B, e para o consolo C4, por conta de seu comprimento H. Neste caso, é interessante identificar para qual das duas dimensões esta mensagem é emitida, de modo a ajustar as configurações correspondentes.

Para contornar esta situação, pode-se tomar duas medidas diferentes: aumentar as dimensões dos consolos e vigas, o que poderá ser feito nas respectivas janelas de lançamento, ou então diminuir os afastamentos do aparelho de apoio. Isto poderá ser feito por meio do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM, alterando as configurações de acordo com a relação abaixo

  • ac: afastamento à face externa
  • av: afastamento à face extrema
  • al: afastamento lateral

É importante notar que estes valores são normativos e definidos de acordo com os critérios definidos no artigo Afastamentos em aparelhos de apoio, dependendo também do formato de armadura de tirante utilizado. Estes valores são arredondados pelo programa, sendo que é possível editá-los manualmente para atribuir o valor com uma precisão maior. Caso necessário, você também pode alterar o formato desta armadura por meio do item Formato, na mesma janela.


Por fim, o valor da folga da viga fv poderá ser alterado por meio do item Folga, localizado na janela Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Vigas PM.

Aviso 67 - Dimensão insuficiente do aparelho de apoio no consolo CXX

A principal diferença entre os dois avisos é a inclinação da viga. De modo geral, poderão ser utilizadas as mesmas medidas detalhadas acima. De modo a permitir que a dimensão H, mostrada na figura abaixo, se mantenha acima de 5.0cm. Perceba ainda que, neste caso, a inclinação da viga em relação ao consolo também influencia na dimensão H, sendo uma alteração possível.