Cargas

Como obter as cargas de apoio de escadas?

Em certas situações, as escadas não podem ser inseridas diretamente no modelo da estrutura principal. Isso pode ser necessário, por exemplo, em casos onde a escada apresente uma geometria mais complexa que não é completamente compatível com a concepção adotada.

Nestes casos, para que ela seja contabilizada no modelo da estrutura, uma possível alternativa é inseri-la em um arquivo separado e, posteriormente, lançar suas reações de apoio no modelo principal da estrutura.

Neste artigo, vou mostrar como obter, a partir deste modelo, suas cargas de apoio e como inseri-las em sua estrutura.

Para exemplificar este lançamento, temos um modelo de escada abaixo, lançada em um projeto a parte. Caso tenha dúvidas durante o lançamento de escadas no programa, sugiro a leitura do artigo Como lançar escadas?.

 

Após processar seu modelo, é possível extrair as cargas de apoio seguindo os passos abaixo.

  • Acesse a janela de dimensionamento de Escadas (botão 
  • Abra a janela de Reações (botão )

O diagrama exibe o valor da reação de apoio transmitida para cada viga de apoio das escadas, através de uma seta indicativa e do valor de sua reação (por metro linear).

Como referência, o programa também indica, ao lado do nome do elemento, a carga linear sobre a viga não relacionada ao apoio da escada.

  • A reação informada corresponde ao Somatório de todas as ações atuantes sobre a escada. Portanto, altere a opção definida na barra de ferramentas Ações para que o programa informe apenas as reação geradas pela ação selecionada

Assim, devemos registrar separadamente qual a carga de apoio gerada por cada ação para, posteriormente, inseri-las em sua estrutura, garantindo que o Eberick combine suas cargas de acordo com os coeficientes de ponderação e combinação normativos.

Para o modelo adotado, os valores de carregamento obtidos para cada ação foram os seguintes:

 
Importante: os valores de cargas anteriores foram obtidos através do modelo exemplo adotado e não devem ser tomados como referência. As cargas utilizadas em cada caso devem ser calculadas de acordo com o modelo necessário, variando significativamente de acordo com o tipo da geometria adotada.

Lançamento das cargas de escada

De modo geral, os carregamentos de escada são inseridos na forma de cargas uniformemente distribuídas sobre os apoios. Estes podem ser computadas na sua estrutura através dos procedimentos de Lançamento de cargas lineares descritos no artigo Exemplo: Lançamento de carga de telhado.

 

Para o modelo adotado, as cargas foram inseridas da seguinte forma:

  • Adicional: correspondem as ações permanentes, portanto, devem ser computadas através da soma da reação de peso-próprio (G1) e adicional (G2) da escada
  • Acidental: é inserida a reação obtida no diagrama de cargas acidentais (Q)

Cargas lineares definidas para a Viga de apoio superior

Para o lance superior e inferior da escada exemplo, podemos optar por lançar o carregamento em apenas metade do vão da viga, caracterizando um apoio parcial. Deste modo, recomendamos delimitar os seus trechos utilizando o comando Lançamento - Barras e nós - Adicionar nó (botão ), e inserir os carregamentos lineares apenas no trecho correspondente ao apoio dos lances.

Quanto à viga que apoia o patamar, devemos inseri-la em um nível intermediário. Para tanto, siga os passos do artigo Como inserir um nível intermediário e, em seguida, insira a viga de apoio e seus carregamentos conforme os procedimentos anteriores.

Através dos passos apresentados neste artigo, o modelo de seu edifício contemplará todos as cargas computadas a parte de seu projeto, garantindo a segurança estrutural do seu projeto. Cabe destacar novamente que este procedimento foi concebido através de um modelo genérico. Em vista disso, deve ser adaptado para atender as particularidades de cada situação de projeto.

Download: