Quadros

Como lançar quadros no módulo Elétrico

O módulo Elétrico permite ao usuário realizar o lançamento de um projeto de fiação elétrica desde o alimentador da concessionária (entrada de serviço), passando pelo medidor (quadro de medição) e pelos quadros de distribuição, além de permitir o lançamento de quadros com transformador, transformadores de baixa tensão e caixas de passagem. Realizando ainda o dimensionamento das fiações que alimentarão estes quadros e dos disjuntores responsáveis pela sua proteção, embasado em critérios normativos. 

alimentador predial é o elemento que representa o início da rede, a ligação com a concessionária de energia elétrica. Nele é definida a peça do padrão de entrada da concessionária e demais parâmetros importantes para elaboração e o dimensionamento do projeto. 

quadro de medição representa o armário onde os medidores serão instalados. O tamanho deste armário e a quantidade de medidores que existirão dentro dele dependerá da peça utilizada e da associação de quadros realizada.

Os quadros de distribuição, em projetos elétricos, são os equipamentos destinados a receber energia elétrica de uma fonte de alimentação e distribuí-la a um ou mais circuitos. Ele abriga os dispositivos de proteção e/ou manobra e controle dos demais circuitos.

Um quadro com transformador possui associado a si um dispositivo transformador, que recebe a tensão de alimentação do projeto e a converte em uma tensão selecionada para alimentação dos circuitos associados a ele.

Um transformador representa um dispositivo transformador lançado fora de um quadro, que recebe a tensão de alimentação do projeto e a converte em uma tensão selecionada para a alimentação de um quadro subordinado. 

As caixas de passagem são necessárias em projetos de instalações para diversas finalidades como: facilitar a enfiação dos condutores, pontos de emenda e derivação dos condutores, limitar o comprimento de trechos da tubulação, servir de elo de ligação para a conexão dos pavimentos no sentido de formar uma prumada para a tubulação da edificação, entre outros.

Como o lançamento de cada quadro apresentará particularidades, criamos artigos exemplificando o lançamento desses quadros no QiElétrico:

  1. Lançando o alimentador predial - entrada de serviço no projeto elétrico;
  2. Lançando um medidor - quadro de medição;
  3. Lançando um quadro de distribuição;
  4. Lançando um quadro com transformador;
  5. Lançando um transformador;
  6. Lançando uma caixa de passagem no módulo Elétrico

Desta forma, é possível realizar o lançamento de quadros no módulo Elétrico.