Estruturas Pré-Moldadas

Limites de deslocamento no aparelho de apoio

Nos projetos de estruturas pré-moldadas realizados no Eberick, para a transmissão de esforços entre viga/pilar são utilizados aparelhos de apoio simples de elastômero. 

Limites de deslocamento no aparelho de apoio

A verificação ao deslizamento consiste em comparar o esforço horizontal atuante no aparelho de apoio com a força de resistência limite ao deslizamento devido ao atrito. A verificação é realizada isoladamente para os efeitos devido às cargas permanentes e totais, em acordo com o anexo A.21 da NBR 9062:2006, e devem atender a seguinte condição:


Os valores de N e µ dependem de quais esforços estão sendo avaliados, se permanente (g) ou total (g+q). Como não há como saber de antemão qual dos dois casos será mais crítico, as expressões a seguir são calculadas para ambos os casos, ou seja, são verificadas isoladamente para as cargas permanentes (g) e total (g+q). Para o cálculo de µ, o valor da tensão normal é considerado com a área reduzida devido a deformação horizontal por cisalhamento.









A verificação da condição de não levantamento da borda menos comprimida consiste em comparar as tangentes das rotações resultantes das cargas permanentes e totais a um valor de rotação limite, estabelecida no anexo A.22 da NBR 9062:2006.


Para a verificação com as cargas permanentes, as seguintes expressões são utilizadas. β é o fator de forma do consolo, cujo cálculo foi explicado no artigo anterior desta série. 






Para a verificação com as cargas totais, as seguintes expressões são utilizadas: 







Após todas estas verificações, basta assegurar a estabilidade do aparelho de apoio. Isto poderá ser feito conforme o procedimento explicado no último artigo da série, Estabilidade do aparelho de apoio.